UMA JORNADA DA NEUROCIÊNCIA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100796 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8273 "inscrito_id" => 23272 "titulo" => "UMA JORNADA DA NEUROCIÊNCIA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO." "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a contribuição da neurociência ao processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, tendo como objeto de estudo o aperfeiçoamento de práticas de ensino lectográficos, fatores de suma importância para a formação do cidadão contemporâneo. Considerando que os processos de alfabetização e letramento antecedem o ingresso do indivíduo à escola, é nesse ambiente que eles se sistematizam, pois são aspectos cognitivos e linguísticos distintos e simultâneos. A alfabetização consiste no processo de aquisição da escrita, desenvolvimento de habilidades necessárias para a apropriação do sistema alfabético, enquanto o letramento enfatiza os aspectos sócio históricos, as capacidades de uso da escrita voltadas para as práticas sociais, ler e escrever para atingir objetivos específicos de comunicação, compreendendo que alfabetização e letramento devem ocorrer de forma indissociável e simultânea, nas práticas educativas que fomentem a construção do conhecimento. Ao dialogar com a neurociência, o educador dispõe de condições favoráveis que colaboram com a qualidade da alfabetização, uma vez que reconhecendo o funcionamento do sistema nervoso central, compreende conceitos cruciais aos processos de alfabetização, como: consciência fonológica, desenvolvimento psicogenético, processos neurobiológicos da leitura, dispondo de recursos para ser um potencializador de inteligências. Dessa maneira o estudo classifica-se em uma pesquisa qualitativa e dialética, por meio de uma revisão bibliográfica sustentada por alguns autores como: Soares (2020); Relvas (2017); Consenza e Guerra (2011)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23272_TB8273_20112023132902.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE LUIZA FERREIRA FILGUEIRAS" "autor_nome_curto" => "DAIANE LUIZA" "autor_email" => "dl-filgueiras@bol.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100796 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8273 "inscrito_id" => 23272 "titulo" => "UMA JORNADA DA NEUROCIÊNCIA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO." "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a contribuição da neurociência ao processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, tendo como objeto de estudo o aperfeiçoamento de práticas de ensino lectográficos, fatores de suma importância para a formação do cidadão contemporâneo. Considerando que os processos de alfabetização e letramento antecedem o ingresso do indivíduo à escola, é nesse ambiente que eles se sistematizam, pois são aspectos cognitivos e linguísticos distintos e simultâneos. A alfabetização consiste no processo de aquisição da escrita, desenvolvimento de habilidades necessárias para a apropriação do sistema alfabético, enquanto o letramento enfatiza os aspectos sócio históricos, as capacidades de uso da escrita voltadas para as práticas sociais, ler e escrever para atingir objetivos específicos de comunicação, compreendendo que alfabetização e letramento devem ocorrer de forma indissociável e simultânea, nas práticas educativas que fomentem a construção do conhecimento. Ao dialogar com a neurociência, o educador dispõe de condições favoráveis que colaboram com a qualidade da alfabetização, uma vez que reconhecendo o funcionamento do sistema nervoso central, compreende conceitos cruciais aos processos de alfabetização, como: consciência fonológica, desenvolvimento psicogenético, processos neurobiológicos da leitura, dispondo de recursos para ser um potencializador de inteligências. Dessa maneira o estudo classifica-se em uma pesquisa qualitativa e dialética, por meio de uma revisão bibliográfica sustentada por alguns autores como: Soares (2020); Relvas (2017); Consenza e Guerra (2011)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23272_TB8273_20112023132902.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE LUIZA FERREIRA FILGUEIRAS" "autor_nome_curto" => "DAIANE LUIZA" "autor_email" => "dl-filgueiras@bol.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }