PRÁTICA DE ENSINO COMO ESPAÇO DE PLANEJAMENTO TRANSVERSAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100428 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7636 "inscrito_id" => 1149 "titulo" => "PRÁTICA DE ENSINO COMO ESPAÇO DE PLANEJAMENTO TRANSVERSAL" "resumo" => "Em tempos de mudanças paradigmáticas entendemos que a formação docente também precisa passar por transformações. A Prática de Ensino (PE) é articuladora do processo formativo e espaço de reflexão sobre a atividade profissional, na qual o futuro professor antecipa a atuação docente que experimentará no Estágio Supervisionado. É onde estabelece um diálogo com as estratégias de ensinagem e com as possibilidades metodológicas, instrumentalizando-se para despertar a curiosidade, o interesse, a criatividade e o desejo de aprender de um aluno. Frente ao desafio da formação docente, na disciplina Prática de Ensino I (PEI), na Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR, optamos por desenvolver uma modalidade de planejamento geradora de reflexões, baseada no Sistema Transversal de Ensino-Aprendizagem (STEA) de Stella Piconez. Sistema aberto, dinâmico, capaz de absorver atualizações permanentes dos conteúdos, adaptável a diferentes níveis de ensino, que traz na concepção inovação curricular por meio da interdisciplinaridade dos conteúdos da Educação Básica. Agrega objetivos, organização de conteúdos e metodologias relacionadas a diferentes domínios/áreas do conhecimento. No exercício de planejamento da PEI, os futuros professores desenvolvem sequências didáticas de ciências e biologia, que integram aos conteúdos abordados explicações históricas, geográficas e artísticas entre outras áreas de conhecimento. Tal planejamento oportuniza espaços de debate e reflexão, permitindo ao “professor” exercer o papel de mediador cognitivo, transformando a sala de aula em um espaço ativo de aprendizagem. Este planejamento, elaborado segundo o STEA, traz inicialmente uma questão desafiadora ou problematizadora, trabalhada com a técnica de brainstorming (tempestade cerebral; em seguida um campo de conceitos e conteúdos; depois um espaço de curiosidades; um campo de faça você mesmo, para o desenvolvimento de habilidades, como a de metacognição; a sessão nossa língua, espaço para leitura, produção textual, análise e reflexão; espaço arte/tecnologia, que permite manifestações de naturezas diferenciadas e por fim o campo refletindo, com finalidade ética e/ou social, um espaço de discussão e reflexão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1149_TB7636_04102023223851.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA NEVES" "autor_nome_curto" => "APARECIDA NEVES" "autor_email" => "cidaufrr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100428 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7636 "inscrito_id" => 1149 "titulo" => "PRÁTICA DE ENSINO COMO ESPAÇO DE PLANEJAMENTO TRANSVERSAL" "resumo" => "Em tempos de mudanças paradigmáticas entendemos que a formação docente também precisa passar por transformações. A Prática de Ensino (PE) é articuladora do processo formativo e espaço de reflexão sobre a atividade profissional, na qual o futuro professor antecipa a atuação docente que experimentará no Estágio Supervisionado. É onde estabelece um diálogo com as estratégias de ensinagem e com as possibilidades metodológicas, instrumentalizando-se para despertar a curiosidade, o interesse, a criatividade e o desejo de aprender de um aluno. Frente ao desafio da formação docente, na disciplina Prática de Ensino I (PEI), na Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR, optamos por desenvolver uma modalidade de planejamento geradora de reflexões, baseada no Sistema Transversal de Ensino-Aprendizagem (STEA) de Stella Piconez. Sistema aberto, dinâmico, capaz de absorver atualizações permanentes dos conteúdos, adaptável a diferentes níveis de ensino, que traz na concepção inovação curricular por meio da interdisciplinaridade dos conteúdos da Educação Básica. Agrega objetivos, organização de conteúdos e metodologias relacionadas a diferentes domínios/áreas do conhecimento. No exercício de planejamento da PEI, os futuros professores desenvolvem sequências didáticas de ciências e biologia, que integram aos conteúdos abordados explicações históricas, geográficas e artísticas entre outras áreas de conhecimento. Tal planejamento oportuniza espaços de debate e reflexão, permitindo ao “professor” exercer o papel de mediador cognitivo, transformando a sala de aula em um espaço ativo de aprendizagem. Este planejamento, elaborado segundo o STEA, traz inicialmente uma questão desafiadora ou problematizadora, trabalhada com a técnica de brainstorming (tempestade cerebral; em seguida um campo de conceitos e conteúdos; depois um espaço de curiosidades; um campo de faça você mesmo, para o desenvolvimento de habilidades, como a de metacognição; a sessão nossa língua, espaço para leitura, produção textual, análise e reflexão; espaço arte/tecnologia, que permite manifestações de naturezas diferenciadas e por fim o campo refletindo, com finalidade ética e/ou social, um espaço de discussão e reflexão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1149_TB7636_04102023223851.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA NEVES" "autor_nome_curto" => "APARECIDA NEVES" "autor_email" => "cidaufrr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }