A OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB) E O PAPEL DO PROFESSOR-ORIENTADOR ENQUANTO TUTOR DE RESILIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96185 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2015 "inscrito_id" => 391 "titulo" => "A OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB) E O PAPEL DO PROFESSOR-ORIENTADOR ENQUANTO TUTOR DE RESILIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo desta investigação consiste em analisar junto a um grupo de estudantes do IFRN/Campus Apodi, que cursam o Ensino Médio Integrado e participaram da 15ª ONHB, como a colaboração do professor enquanto orientador, teve também o papel de auxiliar como tutor de resiliência. Como a Olimpíada consiste em várias fases e os alunos possuem autonomia para escolher as respostas, a atuação do professor é de grande importância para que obtenham êxito, pois dentre os participantes, ele é que detém especificidade por ser historiador. Desta forma, o psicólogo Boris Cyrulnik nos proporciona um arcabouço capaz de entender como o docente e alunos trabalham conjuntamente e esse os auxilia. A resiliência aqui posta, não se assemelha a ações do tipo coach ou motivacional, mas com atitudes que os discentes entendam que o professor é um participante ativo no processo, todavia, sem retirar a autonomia dos olímpicos. Enquanto que Victor Frankl proporcionará entender o sentido que há na ONHB e seus resultados cognitivos, críticos e históricos para os discentes. Nosso referencial teórico tem em Cyrulnik e Frankl suas bases. Para averiguarmos se a premissa do professor ser realmente um tutor de resiliência neste processo, utilizamos o formulário do google forms, com perguntas abertas e fechadas acerca da experiência vivenciada no processo da ONHB, desde a divulgação, cadastro dos alunos, reuniões, fases da olimpíada e levantamento da opinião dos discentes sobre o professor e seu papel enquanto orientador, por sua vez, tutor de resiliência. A análise será quanti-qualitativa. Dentre os resultados coletados, averiguamos se a presença do professor se tornou de significativa relevância, devido sua especificidade na temática olímpica, assegurava as equipes da olimpíada, maior segurança no processo, desde o período anterior as inscrições, até seu término. A ONHB apresenta diferentes saberes aos participantes, incluindo o professor e sua prática pedagógica amplia estes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID391_TB2015_04052023145842.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALES AUGUSTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TALES" "autor_email" => "visitao1978@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96185 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2015 "inscrito_id" => 391 "titulo" => "A OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB) E O PAPEL DO PROFESSOR-ORIENTADOR ENQUANTO TUTOR DE RESILIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo desta investigação consiste em analisar junto a um grupo de estudantes do IFRN/Campus Apodi, que cursam o Ensino Médio Integrado e participaram da 15ª ONHB, como a colaboração do professor enquanto orientador, teve também o papel de auxiliar como tutor de resiliência. Como a Olimpíada consiste em várias fases e os alunos possuem autonomia para escolher as respostas, a atuação do professor é de grande importância para que obtenham êxito, pois dentre os participantes, ele é que detém especificidade por ser historiador. Desta forma, o psicólogo Boris Cyrulnik nos proporciona um arcabouço capaz de entender como o docente e alunos trabalham conjuntamente e esse os auxilia. A resiliência aqui posta, não se assemelha a ações do tipo coach ou motivacional, mas com atitudes que os discentes entendam que o professor é um participante ativo no processo, todavia, sem retirar a autonomia dos olímpicos. Enquanto que Victor Frankl proporcionará entender o sentido que há na ONHB e seus resultados cognitivos, críticos e históricos para os discentes. Nosso referencial teórico tem em Cyrulnik e Frankl suas bases. Para averiguarmos se a premissa do professor ser realmente um tutor de resiliência neste processo, utilizamos o formulário do google forms, com perguntas abertas e fechadas acerca da experiência vivenciada no processo da ONHB, desde a divulgação, cadastro dos alunos, reuniões, fases da olimpíada e levantamento da opinião dos discentes sobre o professor e seu papel enquanto orientador, por sua vez, tutor de resiliência. A análise será quanti-qualitativa. Dentre os resultados coletados, averiguamos se a presença do professor se tornou de significativa relevância, devido sua especificidade na temática olímpica, assegurava as equipes da olimpíada, maior segurança no processo, desde o período anterior as inscrições, até seu término. A ONHB apresenta diferentes saberes aos participantes, incluindo o professor e sua prática pedagógica amplia estes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID391_TB2015_04052023145842.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALES AUGUSTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TALES" "autor_email" => "visitao1978@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }