O PAPEL DO PODCAST COMO ATIVIDADE ALTERNATIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: EXPLORANDO SUA VIABILIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA MONITORIA ACADÊMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97931 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4372 "inscrito_id" => 12800 "titulo" => "O PAPEL DO PODCAST COMO ATIVIDADE ALTERNATIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: EXPLORANDO SUA VIABILIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA MONITORIA ACADÊMICA" "resumo" => "Durante o período pandêmico da Covid-19, de 2019 a 2023, foi necessária uma mudança significativa no modo que nos relacionamos com nossos pares, assim afetando diretamente a forma como nos comunicamos e mantemos nossos envolvimentos nas atividades sociais. Foi nesse contexto que vivenciamos a monitoria na disciplina de Fundamentos do Ensino de Ciências e Biologia que iniciou no final de 2021 e finalizou no início de 2022. Com a observação das aulas foi verificado dificuldades na interação dos estudantes em momentos de dialogar e expor suas ideias sobre os textos solicitados pela professora da disciplina. Nesse sentido, monitores e professora decidiram implementar o PodCast como estratégia para facilitar a exposição de ideias dos discentes. Neste sentido, o presente trabalho buscou explorar a utilização do PodCast como uma atividade alternativa para os graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas que iniciaram o curso superior no início da pandemia. O PodCast desempenha um papel pedagógico importante, pois oferece uma abordagem acessível, envolvente e diversificada para a aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, criativas e comunicativas. O PodCast foi proposto acerca do tema: Os desafios no Ensino de Ciências e Biologia, seguindo as seguintes etapas: Desenvolvimento do roteiro base, definir um programa e gravar. No início do segundo semestre de 2022 por meio de questionário fizemos um levantamento de dados sobre a atividade, sendo eles: Idade, intimidade com tecnologia, equipamentos de gravação e conhecimento das plataformas. Os resultados demonstraram que o PodCast auxiliou os estudantes no desenvolvimento argumentativo sobre os textos. Entretanto, apesar de ser uma alternativa com vantagens, vale ressaltar que podem haver dificuldades no manuseio das tecnologias, e afetando assim diretamente na execução da atividade. A monitoria foi um fator importante na execução da atividade, tornando a participação dos discentes mais enriquecedora e garantindo uma adesão maior na finalização do PodCast." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12800_TB4372_07112023042419.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISMAEL INÁCIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Ismael Inácio" "autor_email" => "ismael.santoos@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97931 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4372 "inscrito_id" => 12800 "titulo" => "O PAPEL DO PODCAST COMO ATIVIDADE ALTERNATIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: EXPLORANDO SUA VIABILIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA MONITORIA ACADÊMICA" "resumo" => "Durante o período pandêmico da Covid-19, de 2019 a 2023, foi necessária uma mudança significativa no modo que nos relacionamos com nossos pares, assim afetando diretamente a forma como nos comunicamos e mantemos nossos envolvimentos nas atividades sociais. Foi nesse contexto que vivenciamos a monitoria na disciplina de Fundamentos do Ensino de Ciências e Biologia que iniciou no final de 2021 e finalizou no início de 2022. Com a observação das aulas foi verificado dificuldades na interação dos estudantes em momentos de dialogar e expor suas ideias sobre os textos solicitados pela professora da disciplina. Nesse sentido, monitores e professora decidiram implementar o PodCast como estratégia para facilitar a exposição de ideias dos discentes. Neste sentido, o presente trabalho buscou explorar a utilização do PodCast como uma atividade alternativa para os graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas que iniciaram o curso superior no início da pandemia. O PodCast desempenha um papel pedagógico importante, pois oferece uma abordagem acessível, envolvente e diversificada para a aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, criativas e comunicativas. O PodCast foi proposto acerca do tema: Os desafios no Ensino de Ciências e Biologia, seguindo as seguintes etapas: Desenvolvimento do roteiro base, definir um programa e gravar. No início do segundo semestre de 2022 por meio de questionário fizemos um levantamento de dados sobre a atividade, sendo eles: Idade, intimidade com tecnologia, equipamentos de gravação e conhecimento das plataformas. Os resultados demonstraram que o PodCast auxiliou os estudantes no desenvolvimento argumentativo sobre os textos. Entretanto, apesar de ser uma alternativa com vantagens, vale ressaltar que podem haver dificuldades no manuseio das tecnologias, e afetando assim diretamente na execução da atividade. A monitoria foi um fator importante na execução da atividade, tornando a participação dos discentes mais enriquecedora e garantindo uma adesão maior na finalização do PodCast." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12800_TB4372_07112023042419.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISMAEL INÁCIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Ismael Inácio" "autor_email" => "ismael.santoos@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }