Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE AS CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO ESCOLAR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
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Diante dos objetivos específicos, buscou-se (i) fazer um levantamento quantitativo das turmas multisseriadas em nove municípios da Região Metropolitana, buscando compreender suas condições de atendimento escolar na dimensão estrutural, política e pedagógica; (ii) compreender a relação entre o fechamento das escolas do campo e a presença de multisseriadas; (iii) identificar estratégias pedagógicas de acompanhamento da profissionalização docente através da equipe de gestão pedagógica e de política educacional realizada pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Como resultado do levantamento bibliográfico encontramos 46 (quarenta e seis) trabalhos entre os anos de 2015 a 2020 que citavam em seu conteúdo as classes multisseriadas e seus diversos aspectos, desde condições de infraestrutura até relações de ensino e aprendizagem entre alunos e professores. Dentre as obras listadas, 21 (vinte e uma) mencionaram a multisseriação em Pernambuco, porém somente 3 (três) tinham como local de pesquisa a RMR. As respostas ao questionário foram obtidas através da solicitação à ouvidoria do estado, no item informações. Constatou-se que as classes estudadas sofrem com um duplo descaso, tanto por parte da gestão pública, que dificultou o processo de elaboração de um panorama completo acerca dessa realidade, quanto por parte do universo acadêmico, que se mostra bastante restrito na discussão desse fenômeno.A pesquisa teve como objetivo analisar as condições de atendimento escolar oferecidas à população do campo da Região Metropolitana do Recife que ofertam classes" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7404_TB1108_11092023233220.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LIZ MEDEIROS NERY DA FONSECA" "autor_nome_curto" => "Maria Liz Nery" "autor_email" => "liz.medeiros@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95485 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1108 "inscrito_id" => 7404 "titulo" => "AS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE AS CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO ESCOLAR." 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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as condições de atendimento escolar oferecidas à população do campo da Região Metropolitana do Recife que ofertam classes multisseriadas a partir de uma metodologia qualitativa, além da realização de uma revisão bibliográfica, utilizou-se da aplicação de questionários estruturados para coleta de dados, onde as respostas ficaram sob responsabilidade das Secretarias de Educação de cada município. Diante dos objetivos específicos, buscou-se (i) fazer um levantamento quantitativo das turmas multisseriadas em nove municípios da Região Metropolitana, buscando compreender suas condições de atendimento escolar na dimensão estrutural, política e pedagógica; (ii) compreender a relação entre o fechamento das escolas do campo e a presença de multisseriadas; (iii) identificar estratégias pedagógicas de acompanhamento da profissionalização docente através da equipe de gestão pedagógica e de política educacional realizada pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Como resultado do levantamento bibliográfico encontramos 46 (quarenta e seis) trabalhos entre os anos de 2015 a 2020 que citavam em seu conteúdo as classes multisseriadas e seus diversos aspectos, desde condições de infraestrutura até relações de ensino e aprendizagem entre alunos e professores. Dentre as obras listadas, 21 (vinte e uma) mencionaram a multisseriação em Pernambuco, porém somente 3 (três) tinham como local de pesquisa a RMR. As respostas ao questionário foram obtidas através da solicitação à ouvidoria do estado, no item informações. Constatou-se que as classes estudadas sofrem com um duplo descaso, tanto por parte da gestão pública, que dificultou o processo de elaboração de um panorama completo acerca dessa realidade, quanto por parte do universo acadêmico, que se mostra bastante restrito na discussão desse fenômeno.

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