Este trabalho aborda a temática da educação musical para surdos. Tem por objetivo geral analisar as metodologias de ensino usadas para o ensino de música ao aluno surdo. Como objetivos específicos são elencados: investigar a legislação que trata do ensino de música; investigar as metodologias a serem usadas para o ensino de música ao aluno surdo; identificar a origem da metodologia para ensinar os surdos. Para consubstanciar a investigação, utilizou-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica. Para analisar os dados, discutimos a concepção de educação especial que fundamenta as políticas públicas no cerne da conquista de direitos constituídos no século XX. Analisamos as concepções, princípios e fundamentos da legislação que trata da inclusão; discutimos a gênese do ensino à pessoa surda. Problematizamos como o ensino de Música é ministrado, tecendo considerações sobre métodos educacionais. Quanto aos resultados, se conclui que embora a legislação anuncie o processo de inclusão do aluno surdo, as ações indutoras precisam acontecer, pois o que está anunciado em lei necessita ser institucionalizado.