FILHO, José Fábio De Sousa et al.. Orientação docente: uma vivência ofertada pelo prp. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99653>. Acesso em: 22/11/2024 20:04
O programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, dando continuidade ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, onde tem por principal objetivo promover a imersão do licenciando na escola de educação básica. Por ser um programa que aperfeiçoa o estágio curricular supervisionado, o discente do curso de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos e atuação em sala de aula pode exercitar e fortalecer a associação entre teoria e prática tão importante para o profissional docente, isso aliado a oportunidade de orientação de trabalhos científicos para feira de ciências, uma outra atribuição significativa do professor. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de orientar grupos de pesquisa para a XII FECEJM, a Feira de Ciências da Escola Estadual João Manoel Pessoa em Itajá/RN e como esta prática influencia a formação de um professor, visto que a orientação é uma das várias responsabilidades presentes na atividade docente. Este relato foi possível a partir da orientação de quatro grupos de pesquisa compostos por três alunos cada, sendo nove alunos da 2ª série e três da 3ª série, ao qual se pôde fazer parte de todas as etapas de elaboração de uma pesquisa, desde a tempestade de ideias até a preparação final da apresentação oral e confecção do banner. Como resultado, é certo afirmar que a responsabilidade de orientar grupos de pesquisa é um desafio que muito contribui para o currículo do profissional da educação e é importante ressaltar que este desafio enriquecedor só foi possível devido ao Programa Residência Pedagógica que potencializa o estágio comum com experiências desta natureza.