PARADIGMAS: UMA ANÁLISE MATEMÁTICA EM UM CURSO DE CÁLCULO I APLICADO À QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100494 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7730 "inscrito_id" => 13898 "titulo" => "PARADIGMAS: UMA ANÁLISE MATEMÁTICA EM UM CURSO DE CÁLCULO I APLICADO À QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho trata da análise do comportamento histórico da matemática a qual a transformou no que se conhece sobre ela, mas com um olhar no que ela pode vir a ser, visto que a história não se faz apenas com o passado mas também com eventos presentes, com isso evidencia-se as formas as quais a matemática veio sendo paradigmaticamente tratada por uma questão contextual aplicacional a qual necessita de uma rede de relações que deem sentido ao que se estuda nessa base a qual é o pilar da ciência. A pesquisa contextualiza o ensino da matemática aplicada à química usando a interdisciplinaridade entre conteúdos do ensino básico ao cálculo I do ensino superior. Foi realizado um curso remoto no ensino superior com alunos de diferentes semestres intitulado “Matemática para Químicos” em parceria com os grupos de pesquisa GEPEMI/GEPQ da URCA(Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva/Grupo de Pesquisa em Ensino de Química), Universidade Regional do Cariri, com sua 1ª edição 2020/2021 e 2ª edição 2022/2023, o qual foi formulado e ministrado por alunos da graduação de licenciatura em matemática para apresentar a matemática, sua aplicação na química e o seu contexto histórico de descobertas. Realizou-se pesquisa através de formulário do google, e por meio do referencial teórico buscou-se embasar a matemática que se conhece e a matemática resignificada criando uma rede de relações interdisciplinares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13898_TB7730_10122023220323.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE LIMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinne049l.n@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100494 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7730 "inscrito_id" => 13898 "titulo" => "PARADIGMAS: UMA ANÁLISE MATEMÁTICA EM UM CURSO DE CÁLCULO I APLICADO À QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho trata da análise do comportamento histórico da matemática a qual a transformou no que se conhece sobre ela, mas com um olhar no que ela pode vir a ser, visto que a história não se faz apenas com o passado mas também com eventos presentes, com isso evidencia-se as formas as quais a matemática veio sendo paradigmaticamente tratada por uma questão contextual aplicacional a qual necessita de uma rede de relações que deem sentido ao que se estuda nessa base a qual é o pilar da ciência. A pesquisa contextualiza o ensino da matemática aplicada à química usando a interdisciplinaridade entre conteúdos do ensino básico ao cálculo I do ensino superior. Foi realizado um curso remoto no ensino superior com alunos de diferentes semestres intitulado “Matemática para Químicos” em parceria com os grupos de pesquisa GEPEMI/GEPQ da URCA(Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva/Grupo de Pesquisa em Ensino de Química), Universidade Regional do Cariri, com sua 1ª edição 2020/2021 e 2ª edição 2022/2023, o qual foi formulado e ministrado por alunos da graduação de licenciatura em matemática para apresentar a matemática, sua aplicação na química e o seu contexto histórico de descobertas. Realizou-se pesquisa através de formulário do google, e por meio do referencial teórico buscou-se embasar a matemática que se conhece e a matemática resignificada criando uma rede de relações interdisciplinares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13898_TB7730_10122023220323.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE LIMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinne049l.n@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }