A ABORDAGEM ÉTICA DOS PROFESSORES NA ADOÇÃO DE MÉTODOS AVALIATIVOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM JAICÓS-PI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100502 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7740 "inscrito_id" => 17322 "titulo" => "A ABORDAGEM ÉTICA DOS PROFESSORES NA ADOÇÃO DE MÉTODOS AVALIATIVOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM JAICÓS-PI" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar a abordagem ética dos professores em seus métodos avaliativos. Historicamente, o conceito de ética e os primeiros debates que permeiam o tema remontam à Grécia Antiga. Desde então, esse conceito tem se consolidado como um dos princípios basilares para a orientação das ações humanas e seu convívio em sociedade. Dessa forma, considerando que a escola se trata de um importante ambiente de interação social, a ética deve atuar como princípio guia para os professores durante o estabelecimento de métodos avaliativos a que os estudantes serão submetidos, visando a concretização de um processo educativo saudável e igualitário. A partir disso, surge a seguinte questão: de que maneira a ética se manifesta nos métodos avaliativos adotados pelos professores em seu projeto pedagógico? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários aplicados aos professores lotados em escolas 03 (três) do ensino médio na cidade de Jaicós, Estado do Piauí. Como fundamentação das análises e discussões dos resultados obtidos, utilizou-se autores como: Aranha (2009), Dewey (1979), Luckesi (2013); Motta (1984); Tadeus (2009). Observou-se, a priori, a adoção de práticas avaliativas que desconsideram a realidade dos estudantes, e que ferem a ética ao permitir que juízos pessoais exerçam influência sobre os resultados obtidos pelos estudantes, que são estática e mecanicamente rotulados como capazes e incapazes, sem que suas reais habilidades sejam devidamente avaliadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17322_TB7740_19112023224730.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA KETLY PEREIRA BISPO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Camila Vieira" "autor_email" => "camilavieiira@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100502 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7740 "inscrito_id" => 17322 "titulo" => "A ABORDAGEM ÉTICA DOS PROFESSORES NA ADOÇÃO DE MÉTODOS AVALIATIVOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM JAICÓS-PI" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar a abordagem ética dos professores em seus métodos avaliativos. Historicamente, o conceito de ética e os primeiros debates que permeiam o tema remontam à Grécia Antiga. Desde então, esse conceito tem se consolidado como um dos princípios basilares para a orientação das ações humanas e seu convívio em sociedade. Dessa forma, considerando que a escola se trata de um importante ambiente de interação social, a ética deve atuar como princípio guia para os professores durante o estabelecimento de métodos avaliativos a que os estudantes serão submetidos, visando a concretização de um processo educativo saudável e igualitário. A partir disso, surge a seguinte questão: de que maneira a ética se manifesta nos métodos avaliativos adotados pelos professores em seu projeto pedagógico? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários aplicados aos professores lotados em escolas 03 (três) do ensino médio na cidade de Jaicós, Estado do Piauí. Como fundamentação das análises e discussões dos resultados obtidos, utilizou-se autores como: Aranha (2009), Dewey (1979), Luckesi (2013); Motta (1984); Tadeus (2009). Observou-se, a priori, a adoção de práticas avaliativas que desconsideram a realidade dos estudantes, e que ferem a ética ao permitir que juízos pessoais exerçam influência sobre os resultados obtidos pelos estudantes, que são estática e mecanicamente rotulados como capazes e incapazes, sem que suas reais habilidades sejam devidamente avaliadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17322_TB7740_19112023224730.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA KETLY PEREIRA BISPO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Camila Vieira" "autor_email" => "camilavieiira@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }