GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE VETORES: UMA ORIENTAÇÃO PARA O ESTUDO
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Desta maneira, o trabalho em questão propõe-se a dispor do estudo de vetores na disciplina de Física, no 1º do ano do ensino médio, realizado na Escola Cidadã Técnica e Integral Professor Niceia Claudino Pinheiro, localizada na cidade de Cajazeiras, no interior da Paraíba. Utilizando-se, inicialmente, de jogos como Minecraft e Angry Birds a fim de elucidar o conceito de vetores, os alunos participaram de uma caça ao tesouro, deslocando-se conforme o módulo, sentido e orientação que lhes eram recomendado. Através desses objetos de aprendizagem, bem como exemplos interativos, os alunos exploram aplicações reais dos vetores em situações cotidianas, desde a movimentação de objetos físicos até a representação gráfica de forças e deslocamentos. Uma abordagem gamificada também promove o trabalho em equipe, pois os alunos foram incentivados a formar grupos e competirem entre si, compartilhando estratégias e conhecimentos. 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