EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: O CONCEITO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96966 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3076 "inscrito_id" => 9956 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: O CONCEITO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA." "resumo" => "Neste artigo aborda-se a história da Educação Integral no Brasil. Como recorte temporal tem o período que vai da década de 1930, como Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), até a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. O movimento da Escola Nova causou um grande impacto nas diretrizes educacionais a partir da pauta sobre a escola pública, democrática, gratuita e para todos, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Foram construídas experiências educacionais de ampliação do tempo escolar e de educação integral desde então. Hoje, o documento que norteia o currículo escolar é a BNCC (2018), tem caráter normativo e define aprendizagens essenciais para toda a Educação Básica do Brasil, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96). A educação Integral (EI) faz parte da agenda política dos atuais governos no país. As recentes políticas educacionais ancoradas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9394/96) visam aumentar a oferta educação por meio da ampliação do tempo de permanência dos estudantes no espaço escolar. O objetivo é discorrer sobre a história, os conceitos e as perspectivas de educação integral no Brasil. É uma pesquisa documental e bibliográfica, há autores destacados que já escreveram sobre a temática e é com eles que iremos articular nossa análise, são eles: Cavalieri (2002; 2014; 2020); Moll (2012) e Coelho (2009; 2016). O método de apreensão da realidade é o Materialismo Histórico Dialético. O estudo nos permite considerar que a os projetos e programas de Educação Integral no Brasil, inseridos no modelo político-ideológico capitalista e neoliberal, possuem descontinuidades e contradições que impossibilitam a formação integral do cidadão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9956_TB3076_20102023111231.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SÁTIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANESSA SÁTIRO" "autor_email" => "vanessasatiro82@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96966 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3076 "inscrito_id" => 9956 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: O CONCEITO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA." "resumo" => "Neste artigo aborda-se a história da Educação Integral no Brasil. Como recorte temporal tem o período que vai da década de 1930, como Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), até a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. O movimento da Escola Nova causou um grande impacto nas diretrizes educacionais a partir da pauta sobre a escola pública, democrática, gratuita e para todos, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Foram construídas experiências educacionais de ampliação do tempo escolar e de educação integral desde então. Hoje, o documento que norteia o currículo escolar é a BNCC (2018), tem caráter normativo e define aprendizagens essenciais para toda a Educação Básica do Brasil, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96). A educação Integral (EI) faz parte da agenda política dos atuais governos no país. As recentes políticas educacionais ancoradas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9394/96) visam aumentar a oferta educação por meio da ampliação do tempo de permanência dos estudantes no espaço escolar. O objetivo é discorrer sobre a história, os conceitos e as perspectivas de educação integral no Brasil. É uma pesquisa documental e bibliográfica, há autores destacados que já escreveram sobre a temática e é com eles que iremos articular nossa análise, são eles: Cavalieri (2002; 2014; 2020); Moll (2012) e Coelho (2009; 2016). O método de apreensão da realidade é o Materialismo Histórico Dialético. O estudo nos permite considerar que a os projetos e programas de Educação Integral no Brasil, inseridos no modelo político-ideológico capitalista e neoliberal, possuem descontinuidades e contradições que impossibilitam a formação integral do cidadão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9956_TB3076_20102023111231.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SÁTIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANESSA SÁTIRO" "autor_email" => "vanessasatiro82@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }