ASSIMETRIA ENTRE O ENSINO REMOTO E O ENSINO À DISTÂNCIA: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UEPB E O IFMA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100517 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7759 "inscrito_id" => 22048 "titulo" => "ASSIMETRIA ENTRE O ENSINO REMOTO E O ENSINO À DISTÂNCIA: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UEPB E O IFMA" "resumo" => "Sabemos que o Ensino à Distância (EaD) já foi muito discutido como forma alternativa de incluir na educação básica e superior pessoas de diferentes contextos sociais. E, em muito tempo, pouco investimento e credibilidade foram destinados à esta modalidade de ensino. Cenário este modificado em virtude da crise sanitária causada pela COVID-19. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar, por meio de um relato de experiência, as reflexões entre o Ensino Presencial (EP), por hora remoto, decorrente da pandemia, e o Ensino à Distância (EaD). O relato se apresenta a partir de um estudo qualitativo vivenciado na perspectiva de professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e tutores à distância do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no ano de 2021. Aos alunos do EP, as aulas eram ministradas de modo síncrono por meio do Google Meet, com o auxílio de um Tablet Samsung Galaxy S6 Lite. Já no EaD, as aulas eram gravadas de modo síncrono e/ou assíncrono e também disponibilizadas. Além disso, aos alunos do EaD, eram disponibilizadas outras ferramentas, por exemplo, o acesso ao Moodle (o qual dispunha de chats, fóruns, lições, questionários, pesquisas, entre outros) e contato com um tutor à distância para realizar plantões de dúvidas acerca das disciplinas e para o acompanhamento dos prazos das atividades e avaliações. Os resultados apontam que durante as aulas, foi observada pouca ou nenhuma interação dos alunos do EP e uma quantidade considerável de plágios entre os alunos, em contrapartida, os alunos do EaD tinham uma significante interação para com o tutor, bem como nos chats e fóruns. A principal dificuldade para o EaD no período observado foi o alto índice de evasão dos alunos no decorrer do curso. Apesar das dificuldades encontradas, pode-se afirmar que o EaD é um importante modalidade para o acesso à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22048_TB7759_20062023235916.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSYCLESIO LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSYCLESIO" "autor_email" => "josyclesio.silva@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100517 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7759 "inscrito_id" => 22048 "titulo" => "ASSIMETRIA ENTRE O ENSINO REMOTO E O ENSINO À DISTÂNCIA: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UEPB E O IFMA" "resumo" => "Sabemos que o Ensino à Distância (EaD) já foi muito discutido como forma alternativa de incluir na educação básica e superior pessoas de diferentes contextos sociais. E, em muito tempo, pouco investimento e credibilidade foram destinados à esta modalidade de ensino. Cenário este modificado em virtude da crise sanitária causada pela COVID-19. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar, por meio de um relato de experiência, as reflexões entre o Ensino Presencial (EP), por hora remoto, decorrente da pandemia, e o Ensino à Distância (EaD). O relato se apresenta a partir de um estudo qualitativo vivenciado na perspectiva de professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e tutores à distância do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no ano de 2021. Aos alunos do EP, as aulas eram ministradas de modo síncrono por meio do Google Meet, com o auxílio de um Tablet Samsung Galaxy S6 Lite. Já no EaD, as aulas eram gravadas de modo síncrono e/ou assíncrono e também disponibilizadas. Além disso, aos alunos do EaD, eram disponibilizadas outras ferramentas, por exemplo, o acesso ao Moodle (o qual dispunha de chats, fóruns, lições, questionários, pesquisas, entre outros) e contato com um tutor à distância para realizar plantões de dúvidas acerca das disciplinas e para o acompanhamento dos prazos das atividades e avaliações. Os resultados apontam que durante as aulas, foi observada pouca ou nenhuma interação dos alunos do EP e uma quantidade considerável de plágios entre os alunos, em contrapartida, os alunos do EaD tinham uma significante interação para com o tutor, bem como nos chats e fóruns. A principal dificuldade para o EaD no período observado foi o alto índice de evasão dos alunos no decorrer do curso. Apesar das dificuldades encontradas, pode-se afirmar que o EaD é um importante modalidade para o acesso à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22048_TB7759_20062023235916.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSYCLESIO LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSYCLESIO" "autor_email" => "josyclesio.silva@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }