EDUCAÇÃO POPULAR: DESAFIOS DE PRÉ-VESTIBULARES PÓS PANDEMIA E O RETORNO A AULAS PRESENCIAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100532 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7783 "inscrito_id" => 15946 "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR: DESAFIOS DE PRÉ-VESTIBULARES PÓS PANDEMIA E O RETORNO A AULAS PRESENCIAIS" "resumo" => "Através da educação popular, surgiu-se na Universidade Federal de Pernambuco, pré-vestibulares que contemplam pessoas com diversas realidades sociais e econômicas, para auxiliar na preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Levando em conta que a chegada da pandemia da covid-19 foi um grande problema mundial, acarretando mudanças na rotina da sociedade, tais transformações foram evidenciadas também na educação como um todo. Durante o período da pandemia, o ensino desde a educação básica ao ensino superior funcionou de forma remota, sendo as aulas transmitidas por aparelhos tecnológicos através de aplicativos como Google Meet e Zoom, e complementadas com o Google Classroom ou Whatsapp, na maioria dos casos. Por esse motivo, a educação passou a se reinventar, buscando a melhor forma de viabilizar o ensino, e suas devidas devolutivas, evidenciando consequências no retorno às aulas presenciais. Porém, a volta do ensino presencial pós- pandemia encontra desafios mencionados pelos alunos, seja por questões de deslocamentos, comportamento em sala de aula ou absorção de conteúdo. Um pré-vestibular em Recife - PE, mostra os desafios encontrados pelos alunos, assim como problemas que a pandemia deixou de herança. Preludialmente, nota-se que a maior dificuldade dos pré-vestibulares é em relação a defasagem de aprendizagem por parte dos alunos, e após aplicação de um questionário através do formulário da plataforma Google, com perguntas relacionadas ao deslocamento, a volta para as aulas presenciais e também a absorção dos conteúdos proposto, conclui-se que os discentes mostram dificuldades na volta para as aulas presenciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15946_TB7783_17112023194259.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WOLLACE LUIZ VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Wollace Vieira" "autor_email" => "wallaceabadias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100532 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7783 "inscrito_id" => 15946 "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR: DESAFIOS DE PRÉ-VESTIBULARES PÓS PANDEMIA E O RETORNO A AULAS PRESENCIAIS" "resumo" => "Através da educação popular, surgiu-se na Universidade Federal de Pernambuco, pré-vestibulares que contemplam pessoas com diversas realidades sociais e econômicas, para auxiliar na preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Levando em conta que a chegada da pandemia da covid-19 foi um grande problema mundial, acarretando mudanças na rotina da sociedade, tais transformações foram evidenciadas também na educação como um todo. Durante o período da pandemia, o ensino desde a educação básica ao ensino superior funcionou de forma remota, sendo as aulas transmitidas por aparelhos tecnológicos através de aplicativos como Google Meet e Zoom, e complementadas com o Google Classroom ou Whatsapp, na maioria dos casos. Por esse motivo, a educação passou a se reinventar, buscando a melhor forma de viabilizar o ensino, e suas devidas devolutivas, evidenciando consequências no retorno às aulas presenciais. Porém, a volta do ensino presencial pós- pandemia encontra desafios mencionados pelos alunos, seja por questões de deslocamentos, comportamento em sala de aula ou absorção de conteúdo. Um pré-vestibular em Recife - PE, mostra os desafios encontrados pelos alunos, assim como problemas que a pandemia deixou de herança. Preludialmente, nota-se que a maior dificuldade dos pré-vestibulares é em relação a defasagem de aprendizagem por parte dos alunos, e após aplicação de um questionário através do formulário da plataforma Google, com perguntas relacionadas ao deslocamento, a volta para as aulas presenciais e também a absorção dos conteúdos proposto, conclui-se que os discentes mostram dificuldades na volta para as aulas presenciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15946_TB7783_17112023194259.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WOLLACE LUIZ VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Wollace Vieira" "autor_email" => "wallaceabadias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }