O USO DE ATIVIDADES INTERATIVAS NAS AULAS BILÍNGUE COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99552 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6450 "inscrito_id" => 8004 "titulo" => "O USO DE ATIVIDADES INTERATIVAS NAS AULAS BILÍNGUE COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O uso de atividades interativas em aulas bilíngue (português-inglês) com crianças do ensino fundamental I, numa escola regular, é o objeto de estudo apresentado neste relato de experiência. Destaca-se o modo como as atividades interativas possibilitam direcionamentos para os processos de ensino e aprendizagem das crianças, através da compreensão do papel fundamental dessas tarefas no desenvolvimento da autonomia e protagonismo. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizados cinco encontros na escola, utilizando uma música natalina na língua inglesa para, posteriormente, uma apresentação coletiva na escola, no período entre novembro e dezembro de 2022. Nessa perspectiva, observou-se a mudança na interação das crianças quanto à participação nas aulas, com a utilização de ferramentas como música e dança. Nestas atividades as crianças participavam da proposta, interagindo uns com os outros no encaminhamento da exposição das aulas em sala, atentos à exposição das músicas e dos passos para a organização da apresentação. Há que se destacar o caráter lúdico da proposta, com objetivos claros, que envolveram as crianças, especialmente, quando conseguiram se expressar em outro idioma através da música. Nesse sentido, observa-se a importância de agregar novas formas e ferramentas que, além de favorecerem o processo de ensino e aprendizagem, contribuem para o desenvolvimento das crianças com uma nova visão de mundo e, assim, tornam-se sujeitos críticos quanto à sua centralidade na vivência escolar. Das análises depreendidas dessa experiência, compreende-se a necessidade de conhecer a realidade dos alunos para inserir novas ações pedagógicas que sejam facilitadoras da compreensão dos objetivos das aprendizagens em sala de aula. Ressalta-se que, para as atividades bilíngue (português-inglês), o universo musical e lúdico ampliou o universo dos alunos, pela interação com a proposta e os resultados obtidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8004_TB6450_10122023173044.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIZABETE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Elizabete" "autor_email" => "elizabethmaria2000@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99552 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6450 "inscrito_id" => 8004 "titulo" => "O USO DE ATIVIDADES INTERATIVAS NAS AULAS BILÍNGUE COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O uso de atividades interativas em aulas bilíngue (português-inglês) com crianças do ensino fundamental I, numa escola regular, é o objeto de estudo apresentado neste relato de experiência. Destaca-se o modo como as atividades interativas possibilitam direcionamentos para os processos de ensino e aprendizagem das crianças, através da compreensão do papel fundamental dessas tarefas no desenvolvimento da autonomia e protagonismo. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizados cinco encontros na escola, utilizando uma música natalina na língua inglesa para, posteriormente, uma apresentação coletiva na escola, no período entre novembro e dezembro de 2022. Nessa perspectiva, observou-se a mudança na interação das crianças quanto à participação nas aulas, com a utilização de ferramentas como música e dança. Nestas atividades as crianças participavam da proposta, interagindo uns com os outros no encaminhamento da exposição das aulas em sala, atentos à exposição das músicas e dos passos para a organização da apresentação. Há que se destacar o caráter lúdico da proposta, com objetivos claros, que envolveram as crianças, especialmente, quando conseguiram se expressar em outro idioma através da música. Nesse sentido, observa-se a importância de agregar novas formas e ferramentas que, além de favorecerem o processo de ensino e aprendizagem, contribuem para o desenvolvimento das crianças com uma nova visão de mundo e, assim, tornam-se sujeitos críticos quanto à sua centralidade na vivência escolar. Das análises depreendidas dessa experiência, compreende-se a necessidade de conhecer a realidade dos alunos para inserir novas ações pedagógicas que sejam facilitadoras da compreensão dos objetivos das aprendizagens em sala de aula. Ressalta-se que, para as atividades bilíngue (português-inglês), o universo musical e lúdico ampliou o universo dos alunos, pela interação com a proposta e os resultados obtidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8004_TB6450_10122023173044.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIZABETE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Elizabete" "autor_email" => "elizabethmaria2000@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }