Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONVIVÊNCIA ESCOLAR E A INTERGERACIONALIDADE NO INTERIOR DO PARANÁ: CONFLITOS E POTENCIALIDADES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Trata-se de uma análise e discussão de resultados coletados numa pesquisa sobre a convivência escolar de alunos que deveriam estar em programas e salas de aula voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas que, por algum motivo, não estão. Eles estão em uma sala de aula de uma escola de Ensino Médio Regular (EMR) no período noturno em uma escola no interior do Paraná. Propõe-se essa discussão devido à emergência de situações de convivência entre alunos de diferentes gerações em uma mesma sala de aula no Paraná. Fortalece-se essa discussão na emergência de discursos e Políticas Públicas neoliberais na Educação, em especial, sobre a EJA. Como procedimento de investigação, emprega-se a análise de dados coletados diretamente com os sujeitos, por meio de entrevistas semiestruturadas, após parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa. Essa entrevista aconteceu com parcela do universo de alunos da turma em que esse quadro intergeracional mais se faz evidente. Conclui-se com os dados coletados que os sujeitos em convivência escolar podem aprender muito com a convivência intergeracional. Que essa convivência precisa ser cuidadosamente observada e acompanhada em seu início, principalmente pela equipe pedagógica, pois é uma situação que apresenta alguns conflitos iniciais de adaptação entre eles. Esses conflitos iniciais são mencionados com certa reserva, pois podem ser marcantes e determinantes para a sequência do tempo em convivência. Os dados colaboram para sustentar a conclusão que essa convivência facilita aos alunos da EJA a manutenção de seus vínculos estudantis, pois são os alunos do EMR grandes parceiros no auxílio ao público da EJA, em especial, com o acesso e uso das tecnologias, amplamente defendidas e empregadas pelo estado do Paraná enquanto que aos alunos do EMR fica a sensação de que aprendem com a experiência de vida que os alunos da EJA traz.

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