ADOLECENTES EM ENSINO MÉDIO:INCLUSÃO, PROTAGONISMO E EMPODERAMENTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97055 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3186 "inscrito_id" => 3919 "titulo" => "ADOLECENTES EM ENSINO MÉDIO:INCLUSÃO, PROTAGONISMO E EMPODERAMENTO" "resumo" => "RESUMO Este artigo pretende explanar o título que irá descrever sobre; adolescentes em ensino médio: inclusão, protagonismo e empoderamento, a temática justifica-se ao olhar o programa de protagonismo juvenil, implementado no ensino médio nas escolas integrais de Pernambuco, os avanços encontrados e evidenciados nas unidades escolares, a promoção do protagonismo, vislumbrando a autoestima elevada dos estudantes, a inclusão e com isso o seu empoderamento. A metodologia evidencia uma pesquisa bibliográfica, se respaldando no teórico Edgar Morin, alguns autores que corroboram com a epistemologia humanista e sua complexidade. Para o arcabouço teórico também foram pesquisados artigos científicos, no scielo, ao fazer uma revisão bibliográfica, pesquisa em alguns artigos, livros, dissertações e revistas cientificas para embasar a pesquisa; com uma pesquisa qualitativa as impressões são descritas de forma empírica e subjetiva. temos capítulos como a inclusão dos adolescentes no ensino médio, que decorre sobre a inclusão dos adolescentes no ensino médio, o encontro com seus pares de forma bastante peculiar, pois procuram se “encaixar”, se agrupando por afinidades, quer seja intelectuais, emocionais ou espirituais. O segundo capitulo o protagonismo e o empoderamento resulta em inclusão, fala sobre a tomada da decisão para que a inclusão aconteça, o compromentimento das politicas publicas do Estado Pernambuco, demonstra a trajetoria das escolas do integral, em relação ao programa de protagonismo. Na educação inclusiva as discussões ainda são muito recentes, envolvendo dúvidas de vários setores no âmbito educacional, política e social. As mudanças de paradigmas são visíveis, esse conflito, essa crise nos vão levar a uma transformação, após a crise ocorre a mudança, cabe aos setores gerenciar essa crise para venha da melhor forma possível, na educação integral em Pernambuco muito tem a se fazer quanto ao protagonismo e o empoderamento. A relação protagonismo juvenil , inclusão, a autoestima e empoderamento se misturam em uma relação simbiótica onde uma depende da outra para apropriação de ações que irão ajudar na vida pessoal e profissional. As relações interpessoais na educação integral com os protagonistas perpassa por diversas fases de crescimento, verificou-se que estas fases de crescimento são apropriações de ideias e ideais de transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3919_TB3186_28102023172042.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ MEDEIROS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ MED" "autor_email" => "ana.beatrix1@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97055 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3186 "inscrito_id" => 3919 "titulo" => "ADOLECENTES EM ENSINO MÉDIO:INCLUSÃO, PROTAGONISMO E EMPODERAMENTO" "resumo" => "RESUMO Este artigo pretende explanar o título que irá descrever sobre; adolescentes em ensino médio: inclusão, protagonismo e empoderamento, a temática justifica-se ao olhar o programa de protagonismo juvenil, implementado no ensino médio nas escolas integrais de Pernambuco, os avanços encontrados e evidenciados nas unidades escolares, a promoção do protagonismo, vislumbrando a autoestima elevada dos estudantes, a inclusão e com isso o seu empoderamento. A metodologia evidencia uma pesquisa bibliográfica, se respaldando no teórico Edgar Morin, alguns autores que corroboram com a epistemologia humanista e sua complexidade. Para o arcabouço teórico também foram pesquisados artigos científicos, no scielo, ao fazer uma revisão bibliográfica, pesquisa em alguns artigos, livros, dissertações e revistas cientificas para embasar a pesquisa; com uma pesquisa qualitativa as impressões são descritas de forma empírica e subjetiva. temos capítulos como a inclusão dos adolescentes no ensino médio, que decorre sobre a inclusão dos adolescentes no ensino médio, o encontro com seus pares de forma bastante peculiar, pois procuram se “encaixar”, se agrupando por afinidades, quer seja intelectuais, emocionais ou espirituais. O segundo capitulo o protagonismo e o empoderamento resulta em inclusão, fala sobre a tomada da decisão para que a inclusão aconteça, o compromentimento das politicas publicas do Estado Pernambuco, demonstra a trajetoria das escolas do integral, em relação ao programa de protagonismo. Na educação inclusiva as discussões ainda são muito recentes, envolvendo dúvidas de vários setores no âmbito educacional, política e social. As mudanças de paradigmas são visíveis, esse conflito, essa crise nos vão levar a uma transformação, após a crise ocorre a mudança, cabe aos setores gerenciar essa crise para venha da melhor forma possível, na educação integral em Pernambuco muito tem a se fazer quanto ao protagonismo e o empoderamento. A relação protagonismo juvenil , inclusão, a autoestima e empoderamento se misturam em uma relação simbiótica onde uma depende da outra para apropriação de ações que irão ajudar na vida pessoal e profissional. As relações interpessoais na educação integral com os protagonistas perpassa por diversas fases de crescimento, verificou-se que estas fases de crescimento são apropriações de ideias e ideais de transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3919_TB3186_28102023172042.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ MEDEIROS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ MED" "autor_email" => "ana.beatrix1@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }