ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96992 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3110 "inscrito_id" => 15243 "titulo" => "ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Na última década, a União, estados e municípios têm desenvolvido ações de implementação de desenvolvimento de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação básica, visto que é uma realidade na atualidade e possibilita novas formas de comunicação e socialização dos saberes. Todavia, essas tecnologias não são de acesso a todos os discentes e para aqueles que possuem muitas vezes não sabem utilizar este recurso de forma pedagógica. O presente trabalho tem como objetivo principal observar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda o uso de recursos tecnológicos digitais na Educação Básica, em especial no ensino médio. A análise foi feita a partir de uma intervenção didática desenvolvida na Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti, situada no município de Limoeiro - PE. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e exploratório, apontados pelos sujeitos envolvidos diretamente no processo com o desenvolvimento de uma perspectiva crítica e transformadora ao utilizar o método de intervenção didática. A pesquisa é construída a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema, análise de documentos, além de um estudo de dados baseado em questionários semiestruturados feitos no google forms. Além disso, o estudo também se deu por meio de encontros e entrevistas, propostos aos alunos, professores, coordenação e gestão. Nas aulas, os envolvidos discutiram sobre a temática abordada e as dificuldades que enfrentavam no dia a dia da sala de aula. A realização deste trabalho favoreceu o contato dos professores e alunos com os recursos tecnológicos disponíveis na escola para que pudessem, a partir desse conhecimento, agregá-los às suas práticas de aprendizagens." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID15243_TB3110_04102023091437.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI REGINA DA SILVA POMPOSO BASTOS" "autor_nome_curto" => "SUELI BASTOS" "autor_email" => "suelibastosprof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96992 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3110 "inscrito_id" => 15243 "titulo" => "ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Na última década, a União, estados e municípios têm desenvolvido ações de implementação de desenvolvimento de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação básica, visto que é uma realidade na atualidade e possibilita novas formas de comunicação e socialização dos saberes. Todavia, essas tecnologias não são de acesso a todos os discentes e para aqueles que possuem muitas vezes não sabem utilizar este recurso de forma pedagógica. O presente trabalho tem como objetivo principal observar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda o uso de recursos tecnológicos digitais na Educação Básica, em especial no ensino médio. A análise foi feita a partir de uma intervenção didática desenvolvida na Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti, situada no município de Limoeiro - PE. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e exploratório, apontados pelos sujeitos envolvidos diretamente no processo com o desenvolvimento de uma perspectiva crítica e transformadora ao utilizar o método de intervenção didática. A pesquisa é construída a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema, análise de documentos, além de um estudo de dados baseado em questionários semiestruturados feitos no google forms. Além disso, o estudo também se deu por meio de encontros e entrevistas, propostos aos alunos, professores, coordenação e gestão. Nas aulas, os envolvidos discutiram sobre a temática abordada e as dificuldades que enfrentavam no dia a dia da sala de aula. A realização deste trabalho favoreceu o contato dos professores e alunos com os recursos tecnológicos disponíveis na escola para que pudessem, a partir desse conhecimento, agregá-los às suas práticas de aprendizagens." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID15243_TB3110_04102023091437.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI REGINA DA SILVA POMPOSO BASTOS" "autor_nome_curto" => "SUELI BASTOS" "autor_email" => "suelibastosprof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }