CICLOS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNILA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99600 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6518 "inscrito_id" => 21687 "titulo" => "CICLOS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNILA" "resumo" => "Esse trabalho apresenta o relato de experiência da oferta de Ciclos de estudos para estudantes de graduação da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA). A finalidade foi promover oficinas acadêmico-pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento educacional dos/das estudantes de graduação da UNILA. Esta ação foi idealizada pelo Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno (DAAA) em função da pandemia COVID-19 para contribuir com estratégias de promoção da permanência e êxito acadêmico no Ensino Remoto Emergencial. Devido a adesão por parte dos estudantes e, ainda, por ter se revelado um espaço de aprendizado e de trocas de experiências, a Assessoria Pedagógica Universitária (APU) expandiu e realizou o ciclo em outros formatos e conteúdos. Até o presente momento, a Universidade vivenciou três ciclos de estudos em que foram oportunizadas reflexões sobre temáticas advindas das necessidades formativas dos estudantes na ocasião em que as atividades estavam sendo ofertadas. O primeiro ciclo ofertou oficinas sobre criatividade e inovação no ensino remoto; dicas de organização e técnicas de estudos; repositórios e demais recursos da biblioteca no Ensino Remoto; e Saúde Mental na pandemia. O segundo ciclo contou com cinco oficinas que trabalharam estratégias e ferramentas online na produção do conhecimento; escrita acadêmica; ansiedade na vida acadêmica; gestão da vida acadêmica; e depoimentos discentes sobre a vida acadêmica. No terceiro e último ciclo, foram realizadas cinco oficinas, cujas temáticas foram sobrevivência acadêmica; como utilizar o que já sabemos para aprender matemática; termine seu TCC / monografia; o uso das plataformas digitais da UNILA; e técnicas de estudos. Observou-se a importância da continuidade na oferta de ciclo de estudos, partindo das demandas e necessidades dos próprios estudantes atendidos, bem como a importância de atividades em diferentes formatos e horários, pois dependendo das temáticas abordadas, percebeu-se uma maior adesão discente às oficinas ofertadas virtualmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21687_TB6518_20062023201303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANE FRANCO DUARTE" "autor_nome_curto" => "ADRIANE" "autor_email" => "adriane.duarte@unila.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA (UNILA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99600 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6518 "inscrito_id" => 21687 "titulo" => "CICLOS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNILA" "resumo" => "Esse trabalho apresenta o relato de experiência da oferta de Ciclos de estudos para estudantes de graduação da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA). A finalidade foi promover oficinas acadêmico-pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento educacional dos/das estudantes de graduação da UNILA. Esta ação foi idealizada pelo Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno (DAAA) em função da pandemia COVID-19 para contribuir com estratégias de promoção da permanência e êxito acadêmico no Ensino Remoto Emergencial. Devido a adesão por parte dos estudantes e, ainda, por ter se revelado um espaço de aprendizado e de trocas de experiências, a Assessoria Pedagógica Universitária (APU) expandiu e realizou o ciclo em outros formatos e conteúdos. Até o presente momento, a Universidade vivenciou três ciclos de estudos em que foram oportunizadas reflexões sobre temáticas advindas das necessidades formativas dos estudantes na ocasião em que as atividades estavam sendo ofertadas. O primeiro ciclo ofertou oficinas sobre criatividade e inovação no ensino remoto; dicas de organização e técnicas de estudos; repositórios e demais recursos da biblioteca no Ensino Remoto; e Saúde Mental na pandemia. O segundo ciclo contou com cinco oficinas que trabalharam estratégias e ferramentas online na produção do conhecimento; escrita acadêmica; ansiedade na vida acadêmica; gestão da vida acadêmica; e depoimentos discentes sobre a vida acadêmica. No terceiro e último ciclo, foram realizadas cinco oficinas, cujas temáticas foram sobrevivência acadêmica; como utilizar o que já sabemos para aprender matemática; termine seu TCC / monografia; o uso das plataformas digitais da UNILA; e técnicas de estudos. Observou-se a importância da continuidade na oferta de ciclo de estudos, partindo das demandas e necessidades dos próprios estudantes atendidos, bem como a importância de atividades em diferentes formatos e horários, pois dependendo das temáticas abordadas, percebeu-se uma maior adesão discente às oficinas ofertadas virtualmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21687_TB6518_20062023201303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANE FRANCO DUARTE" "autor_nome_curto" => "ADRIANE" "autor_email" => "adriane.duarte@unila.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA (UNILA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }