: A TAXONOMIA DE BLOOM: APOIANDO O TRABALHO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM BASE NA BNCC.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98861 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5562 "inscrito_id" => 18977 "titulo" => ": A TAXONOMIA DE BLOOM: APOIANDO O TRABALHO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM BASE NA BNCC." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo ajudar a trazer aos professores uma maior clareza da evolução gradativa do entendimento da aprendizagem através da taxonomia de Bloom e ajuda-los a entender como as habilidades na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desenvolvida através da Taxonomia de bloom evoluem. Essa metodologia é uma classificação hierárquica que descreve os diferentes níveis de complexidade cognitiva envolvidas na aprendizagem. Aplicar a Taxonomia de Bloom dá ao professor uma maior possibilidade de desenvolver planejamentos mais assertivos e personalizados para os alunos. Ao utilizar a BNCC como base, os professores podem identificar os objetivos de aprendizagem específicos para cada disciplina e ano escolar. Em seguida, a Taxonomia de Bloom auxilia na classificação desses objetivos em níveis cognitivos, desde o nível mais básico de conhecimento até a habilidade de analisar, avaliar e criar. Isso permite que os educadores planejem atividades e avaliações alinhadas com a progressão esperada dos alunos, garantindo uma abordagem gradual e progressiva. O entendimento da Taxonomia de Bloom também pode fornecer aos professores um quadro claro para o desenvolvimento de sequências didáticas que abordem aspectos cognitivos, socioemocionais e éticos da educação. Isso facilita a criação de aulas mais abrangentes, que consideram não apenas o conteúdo, mas também o desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, essa abordagem oferece suporte aos professores na promoção da aprendizagem significativa. Ao estimular os alunos a pensar criticamente, resolver problemas e aplicar o conhecimento em contextos reais, os professores capacitam seus alunos a se tornarem aprendizes ativos e engajados. Neste trabalho, apresentaremos exemplos práticos de como a Taxonomia de Bloom pode ser implementada no planejamento curricular e nas atividades de sala de aula. Esperamos fornecer aos professores orientações práticas para utilizar essas ferramentas de forma eficaz, aprimorando sua prática pedagógica e contribuindo para o sucesso educacional dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18977_TB5562_04102023203103.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITE CRUZ DE MELO E SILVA" "autor_nome_curto" => "EDITE" "autor_email" => "editecms@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98861 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5562 "inscrito_id" => 18977 "titulo" => ": A TAXONOMIA DE BLOOM: APOIANDO O TRABALHO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM BASE NA BNCC." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo ajudar a trazer aos professores uma maior clareza da evolução gradativa do entendimento da aprendizagem através da taxonomia de Bloom e ajuda-los a entender como as habilidades na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desenvolvida através da Taxonomia de bloom evoluem. Essa metodologia é uma classificação hierárquica que descreve os diferentes níveis de complexidade cognitiva envolvidas na aprendizagem. Aplicar a Taxonomia de Bloom dá ao professor uma maior possibilidade de desenvolver planejamentos mais assertivos e personalizados para os alunos. Ao utilizar a BNCC como base, os professores podem identificar os objetivos de aprendizagem específicos para cada disciplina e ano escolar. Em seguida, a Taxonomia de Bloom auxilia na classificação desses objetivos em níveis cognitivos, desde o nível mais básico de conhecimento até a habilidade de analisar, avaliar e criar. Isso permite que os educadores planejem atividades e avaliações alinhadas com a progressão esperada dos alunos, garantindo uma abordagem gradual e progressiva. O entendimento da Taxonomia de Bloom também pode fornecer aos professores um quadro claro para o desenvolvimento de sequências didáticas que abordem aspectos cognitivos, socioemocionais e éticos da educação. Isso facilita a criação de aulas mais abrangentes, que consideram não apenas o conteúdo, mas também o desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, essa abordagem oferece suporte aos professores na promoção da aprendizagem significativa. Ao estimular os alunos a pensar criticamente, resolver problemas e aplicar o conhecimento em contextos reais, os professores capacitam seus alunos a se tornarem aprendizes ativos e engajados. Neste trabalho, apresentaremos exemplos práticos de como a Taxonomia de Bloom pode ser implementada no planejamento curricular e nas atividades de sala de aula. Esperamos fornecer aos professores orientações práticas para utilizar essas ferramentas de forma eficaz, aprimorando sua prática pedagógica e contribuindo para o sucesso educacional dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18977_TB5562_04102023203103.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITE CRUZ DE MELO E SILVA" "autor_nome_curto" => "EDITE" "autor_email" => "editecms@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }