SUBJETIVAR-SE PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101316 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9072 "inscrito_id" => 672 "titulo" => "SUBJETIVAR-SE PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este artigo apresenta como objetivo o estabelecimento de um diálogo entre professores que atuam na formação de professores, seja ela inicial ou continuada, sobre seus modos de subjetivação e constituição de identidade. A subjetividade tem sido foco de discussão de diversas 'áreas do saber que se ocupam em investigá-la sob vários prismas, inclusive, promovendo noções bem distintas acerca de como tratá-la ou vê-la. Aqui, entendemos a subjetividade como o eu que percebe, sente, vivência, logo, se abre à experiência de conhecer o mundo, seja ele interno, seja ele externo ao sujeito. Assim, o indivíduo se torna sujeito pela sua relação com o Outro. Nessa realidade, podemos tomar como exemplo a formação de professores que pode ser compreendida como o conjunto de processos reflexivos vivenciados pelos sujeitos no contexto de atuar na educação, podendo promover (trans)(form)ações das mais diversas. Recorrendo ao método cartográfico, construiu-se um diálogo formativo acerca do processo de tornar-se sujeito professor a partir da formação de outros sujeitos docentes. Percebeu-se como a relação com o Outro vai compondo identidades, passando do si sobre si, do outro em mim, de mim no outro e de nós no mundo. Isso influencia e é influenciado na formação dos sujeitos envolvidos, na constituição de suas identidades e na preocupação que todos constroem sobre o mundo, mais especificamente da educação. Nota-se como essa percepção de construção identitária e de modos de subjetivação são importantes de serem investigadas dentro das pesquisas sobre formação de professores, pois fazem parte dessa dinâmica e influenciam bastante em diversos processos dos sujeitos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID672_TB9072_19102023115615.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EFRAIM DE ALCÂNTARA MATOS" "autor_nome_curto" => "EFRAIM" "autor_email" => "efraimmat@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101316 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9072 "inscrito_id" => 672 "titulo" => "SUBJETIVAR-SE PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este artigo apresenta como objetivo o estabelecimento de um diálogo entre professores que atuam na formação de professores, seja ela inicial ou continuada, sobre seus modos de subjetivação e constituição de identidade. A subjetividade tem sido foco de discussão de diversas 'áreas do saber que se ocupam em investigá-la sob vários prismas, inclusive, promovendo noções bem distintas acerca de como tratá-la ou vê-la. Aqui, entendemos a subjetividade como o eu que percebe, sente, vivência, logo, se abre à experiência de conhecer o mundo, seja ele interno, seja ele externo ao sujeito. Assim, o indivíduo se torna sujeito pela sua relação com o Outro. Nessa realidade, podemos tomar como exemplo a formação de professores que pode ser compreendida como o conjunto de processos reflexivos vivenciados pelos sujeitos no contexto de atuar na educação, podendo promover (trans)(form)ações das mais diversas. Recorrendo ao método cartográfico, construiu-se um diálogo formativo acerca do processo de tornar-se sujeito professor a partir da formação de outros sujeitos docentes. Percebeu-se como a relação com o Outro vai compondo identidades, passando do si sobre si, do outro em mim, de mim no outro e de nós no mundo. Isso influencia e é influenciado na formação dos sujeitos envolvidos, na constituição de suas identidades e na preocupação que todos constroem sobre o mundo, mais especificamente da educação. Nota-se como essa percepção de construção identitária e de modos de subjetivação são importantes de serem investigadas dentro das pesquisas sobre formação de professores, pois fazem parte dessa dinâmica e influenciam bastante em diversos processos dos sujeitos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID672_TB9072_19102023115615.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EFRAIM DE ALCÂNTARA MATOS" "autor_nome_curto" => "EFRAIM" "autor_email" => "efraimmat@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }