O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100571 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7933 "inscrito_id" => 7615 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ" "resumo" => "Este estudo vem fazer uma abordagem sobre o Ensino de Ciências Naturais em Tempos Pandêmicos no Município de São Luiz. É um tema relevante, que permite uma discussão enriquecedora, e contribui para o entendimento sobre os meios encontrados para que alunos não ficassem sem aulas durante o ano de 2020, assunto muito discutido por profissionais, professores, pais de alunos e pelos próprios alunos quanto o ensino e a aprendizagem em tempo pandêmico. Tem por objetivo Analisar de que forma ocorreu o ensino de ciências naturais durante a pandemia no ano letivo de 2020 na cidade de São Luiz na rede de ensino municipal e estadual. Percebe-se em razão de diferentes fatores que se faz necessário observar o contexto da proposta apresentada pela escola e se as atividades foram desenvolvidas de acordo com a realidade e dificuldades dos alunos ou relaciona-se a uma exigência apenas curricular. Quanto à abordagem metodológica caracteriza-se uma pesquisa exploratória, já proporciona maior familiaridade com o problema. Envolve levantamento bibliográfico, em torno de concepções teóricas de Aparecido além de entrevistas com pessoas ligadas ao contexto ou campo, orientado por uma perspectiva investigativa. A pesquisa utiliza como os principais instrumentos: questionário com um professor da rede estadual e um da rede municipal. Neste contexto e considerando a relevância do tema para a comunidade científica, escolar e em geral, a pesquisa explora diferentes dimensões, analisando em especial como aconteceu de fato o ensino de Ciências Naturais e os meios usados pelos professores para que o mesmo acontecesse. Conclui-se por meio da pesquisa que diante da emergência da saúde pública, houve necessidade de mudanças e quase todos os lugares, principalmente nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7615_TB7933_05092023202500.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL LOPES DA SILVA ROLIM" "autor_nome_curto" => "MICHAEL" "autor_email" => "michael.rolim@ufrr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100571 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7933 "inscrito_id" => 7615 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ" "resumo" => "Este estudo vem fazer uma abordagem sobre o Ensino de Ciências Naturais em Tempos Pandêmicos no Município de São Luiz. É um tema relevante, que permite uma discussão enriquecedora, e contribui para o entendimento sobre os meios encontrados para que alunos não ficassem sem aulas durante o ano de 2020, assunto muito discutido por profissionais, professores, pais de alunos e pelos próprios alunos quanto o ensino e a aprendizagem em tempo pandêmico. Tem por objetivo Analisar de que forma ocorreu o ensino de ciências naturais durante a pandemia no ano letivo de 2020 na cidade de São Luiz na rede de ensino municipal e estadual. Percebe-se em razão de diferentes fatores que se faz necessário observar o contexto da proposta apresentada pela escola e se as atividades foram desenvolvidas de acordo com a realidade e dificuldades dos alunos ou relaciona-se a uma exigência apenas curricular. Quanto à abordagem metodológica caracteriza-se uma pesquisa exploratória, já proporciona maior familiaridade com o problema. Envolve levantamento bibliográfico, em torno de concepções teóricas de Aparecido além de entrevistas com pessoas ligadas ao contexto ou campo, orientado por uma perspectiva investigativa. A pesquisa utiliza como os principais instrumentos: questionário com um professor da rede estadual e um da rede municipal. Neste contexto e considerando a relevância do tema para a comunidade científica, escolar e em geral, a pesquisa explora diferentes dimensões, analisando em especial como aconteceu de fato o ensino de Ciências Naturais e os meios usados pelos professores para que o mesmo acontecesse. Conclui-se por meio da pesquisa que diante da emergência da saúde pública, houve necessidade de mudanças e quase todos os lugares, principalmente nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7615_TB7933_05092023202500.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL LOPES DA SILVA ROLIM" "autor_nome_curto" => "MICHAEL" "autor_email" => "michael.rolim@ufrr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }