JOGOS DE TABULEIRO E DE CARTAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS-AM.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100701 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8116 "inscrito_id" => 171 "titulo" => "JOGOS DE TABULEIRO E DE CARTAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS-AM." "resumo" => "Os assuntos de Biologia, atualmente, são abordados em sala de aula repassando-se muitas informações sem que os alunos consigam processá-las, pois na maioria das vezes, esses são abordados com uma linguagem técnica desvinculada da realidade deles. Favorecendo o déficit de aprendizado dos conteúdos básicos. Esta situação obriga os professores a repensarem e a reestruturarem suas aulas presencias, inserindo metodologias que despertem o interesse dos alunos e os tornem cada vez mais protagonistas do seu próprio saber. A utilização de metodologias diversificadas nas aulas de Biologia é há muito tempo uma ferramenta que auxilia no ensino de diversos conteúdos visto que complementa o conteúdo teórico e melhora o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta o resultado de um projeto científico educacional desenvolvido a partir do financiamento da FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) e SEDUC-AM ( Secretaria de Estado de Educação e Desporto), vinculado ao Programa Ciência na Escola e realizado na Escola Estadual Coronel Cândido Mariano – CMPM V, objetivando a elaboração e construção de jogos de tabuleiro e de cartas, a fim de proporcionar uma forma de aprendizado lúdico dos temas: Membrana e Organelas Citoplasmáticas; Meio Ambiente: Conservação, Preservação e Ações Sustentáveis; A Teoria do Big Bang. Os participantes se propõem a adaptar e confeccionar os jogos de cartas e tabuleiro e a realizar testes com grupos alunos para verificarmos a viabilidade de uso destes nas aulas de Biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID171_TB8116_06102023181226.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANY DE MOURA APOLINÁRIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "Cristiany de Mo" "autor_email" => "cristianysilva@yahoo.com." "autor_ies" => "SEDUC AM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100701 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8116 "inscrito_id" => 171 "titulo" => "JOGOS DE TABULEIRO E DE CARTAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS-AM." "resumo" => "Os assuntos de Biologia, atualmente, são abordados em sala de aula repassando-se muitas informações sem que os alunos consigam processá-las, pois na maioria das vezes, esses são abordados com uma linguagem técnica desvinculada da realidade deles. Favorecendo o déficit de aprendizado dos conteúdos básicos. Esta situação obriga os professores a repensarem e a reestruturarem suas aulas presencias, inserindo metodologias que despertem o interesse dos alunos e os tornem cada vez mais protagonistas do seu próprio saber. A utilização de metodologias diversificadas nas aulas de Biologia é há muito tempo uma ferramenta que auxilia no ensino de diversos conteúdos visto que complementa o conteúdo teórico e melhora o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta o resultado de um projeto científico educacional desenvolvido a partir do financiamento da FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) e SEDUC-AM ( Secretaria de Estado de Educação e Desporto), vinculado ao Programa Ciência na Escola e realizado na Escola Estadual Coronel Cândido Mariano – CMPM V, objetivando a elaboração e construção de jogos de tabuleiro e de cartas, a fim de proporcionar uma forma de aprendizado lúdico dos temas: Membrana e Organelas Citoplasmáticas; Meio Ambiente: Conservação, Preservação e Ações Sustentáveis; A Teoria do Big Bang. Os participantes se propõem a adaptar e confeccionar os jogos de cartas e tabuleiro e a realizar testes com grupos alunos para verificarmos a viabilidade de uso destes nas aulas de Biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID171_TB8116_06102023181226.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANY DE MOURA APOLINÁRIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "Cristiany de Mo" "autor_email" => "cristianysilva@yahoo.com." "autor_ies" => "SEDUC AM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }