MONITORIA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA II COMO ESPAÇO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101078 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8757 "inscrito_id" => 10818 "titulo" => "MONITORIA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA II COMO ESPAÇO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A monitoria no ensino superior é um espaço de construção do conhecimento que traz uma contribuição significativa na formação acadêmica, possibilitando ao monitor a vivência da práxis pedagógica na universidade, e contribuindo de forma direta para um avanço significativo em uma determinada disciplina dos cursos de graduação. A partir desse pressuposto, o presente trabalho visa relatar a experiência da monitoria na disciplina de Psicologia II do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos teórico-psicológicos da aprendizagem e suas implicações na formação e prática pedagógica do professor, especialmente, na Educação Básica. Valendo-se de metodologias ativas, principalmente da metodologia da Problematização, as atividades da monitoria têm buscado auxiliar os estudantes na compreensão do “eu professor/a”, que está em processo de construção nesse curso de licenciatura, compreendendo os discentes como protagonistas da aprendizagem e o professor como um mediador desse processo, embasando-se nos conceitos fundamentais da Psicologia da Aprendizagem e relacionando a teoria à prática, para que os estudantes possam desenvolver uma práxis consciente, reflexiva e transformadora. Durante os encontros semanais da disciplina, o monitor faz intervenções, exemplifica com situações do cotidiano da sala de aula, e também planeja atividades visando a facilitação da compreensão dos temas abordados, através da utilização de meios tecnológicos para elaboração de práticas lúdicas no formato de Quiz (Kahoot), painéis digitais interativos (Padlet) e dinâmicas de grupo para discussão de autores da Psicologia da Aprendizagem em rodas de conversa. A partir dos resultados obtidos, pode-se afirmar que as atividades realizadas no âmbito da monitoria proporcionaram uma maior aprendizagem dos temas abordados e interação entre os discentes da disciplina, que passaram também a trazer suas contribuições e reflexões sobre as teorias estudadas, obtendo maior desempenho e engajamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10818_TB8757_20112023214241.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR TAVARES LEITE" "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR" "autor_email" => "victortavaresh15@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101078 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8757 "inscrito_id" => 10818 "titulo" => "MONITORIA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA II COMO ESPAÇO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A monitoria no ensino superior é um espaço de construção do conhecimento que traz uma contribuição significativa na formação acadêmica, possibilitando ao monitor a vivência da práxis pedagógica na universidade, e contribuindo de forma direta para um avanço significativo em uma determinada disciplina dos cursos de graduação. A partir desse pressuposto, o presente trabalho visa relatar a experiência da monitoria na disciplina de Psicologia II do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos teórico-psicológicos da aprendizagem e suas implicações na formação e prática pedagógica do professor, especialmente, na Educação Básica. Valendo-se de metodologias ativas, principalmente da metodologia da Problematização, as atividades da monitoria têm buscado auxiliar os estudantes na compreensão do “eu professor/a”, que está em processo de construção nesse curso de licenciatura, compreendendo os discentes como protagonistas da aprendizagem e o professor como um mediador desse processo, embasando-se nos conceitos fundamentais da Psicologia da Aprendizagem e relacionando a teoria à prática, para que os estudantes possam desenvolver uma práxis consciente, reflexiva e transformadora. Durante os encontros semanais da disciplina, o monitor faz intervenções, exemplifica com situações do cotidiano da sala de aula, e também planeja atividades visando a facilitação da compreensão dos temas abordados, através da utilização de meios tecnológicos para elaboração de práticas lúdicas no formato de Quiz (Kahoot), painéis digitais interativos (Padlet) e dinâmicas de grupo para discussão de autores da Psicologia da Aprendizagem em rodas de conversa. A partir dos resultados obtidos, pode-se afirmar que as atividades realizadas no âmbito da monitoria proporcionaram uma maior aprendizagem dos temas abordados e interação entre os discentes da disciplina, que passaram também a trazer suas contribuições e reflexões sobre as teorias estudadas, obtendo maior desempenho e engajamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10818_TB8757_20112023214241.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR TAVARES LEITE" "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR" "autor_email" => "victortavaresh15@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }