DIALOGICIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: ABORDAGEM DE ENSINO SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR NOS ANOS INICIAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100710 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8133 "inscrito_id" => 24401 "titulo" => "DIALOGICIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: ABORDAGEM DE ENSINO SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo analisar a abordagem do sistema cardiovascular nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC e dos livros didáticos aprovados pelo PNLD para o 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental I. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e quanto aos objetivos exploratória-descritiva. Nos resultados observamos que, apesar da evolução tecnológica da atualidade, o livro didático é o recurso pedagógico mais utilizado nas salas de aulas e que auxilia o professor no processo de ensino aprendizagem, devendo manter a relação dos conhecimentos científicos com as questões sociais de forma clara e reflexiva, levando o aluno a refletir sobre os novos saberes e os conhecimentos prévios. Objetivando verificar como o tema sistema cardiovascular está relacionado a saúde no livro didático para alunos do 5º ano de escolaridade, foram analisados e comparados os livros aprovado pelo Plano Nacional de Livro Didático (PNLD), e verificou-se que a abordagem fisiológica é direcionada a informar ao leitor as partes que compõem o sistema cardiovascular e sua mecânica, mas não fazem correlação com fisiopatologias que podem comprometer a saúde por causa de rotinas alimentares e comportamentos não saudáveis. Comorbidades que afetam o sistema circulatório são apresentadas em outra unidade temática relacionados a nutrição e hábitos alimentares, o que segrega as informações e não auxilia na contextualização cientifica com a vivência do leitor. Conclui-se que, pouco ou nada sobre a interdependência entre educação e saúde são abordadas, embora tenham impacto direto no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, pois pessoas com mais conhecimentos sobre hábitos saudáveis e seus efeitos no corpo, tem maior conscientização sobre medidas preventivas e da promoção de estilos de vidas saudáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24401_TB8133_06092023115348.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA DE LIMA MAIA" "autor_nome_curto" => "BIANCA MAIA" "autor_email" => "b.d.lima.maia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100710 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8133 "inscrito_id" => 24401 "titulo" => "DIALOGICIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: ABORDAGEM DE ENSINO SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo analisar a abordagem do sistema cardiovascular nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC e dos livros didáticos aprovados pelo PNLD para o 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental I. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e quanto aos objetivos exploratória-descritiva. Nos resultados observamos que, apesar da evolução tecnológica da atualidade, o livro didático é o recurso pedagógico mais utilizado nas salas de aulas e que auxilia o professor no processo de ensino aprendizagem, devendo manter a relação dos conhecimentos científicos com as questões sociais de forma clara e reflexiva, levando o aluno a refletir sobre os novos saberes e os conhecimentos prévios. Objetivando verificar como o tema sistema cardiovascular está relacionado a saúde no livro didático para alunos do 5º ano de escolaridade, foram analisados e comparados os livros aprovado pelo Plano Nacional de Livro Didático (PNLD), e verificou-se que a abordagem fisiológica é direcionada a informar ao leitor as partes que compõem o sistema cardiovascular e sua mecânica, mas não fazem correlação com fisiopatologias que podem comprometer a saúde por causa de rotinas alimentares e comportamentos não saudáveis. Comorbidades que afetam o sistema circulatório são apresentadas em outra unidade temática relacionados a nutrição e hábitos alimentares, o que segrega as informações e não auxilia na contextualização cientifica com a vivência do leitor. Conclui-se que, pouco ou nada sobre a interdependência entre educação e saúde são abordadas, embora tenham impacto direto no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, pois pessoas com mais conhecimentos sobre hábitos saudáveis e seus efeitos no corpo, tem maior conscientização sobre medidas preventivas e da promoção de estilos de vidas saudáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24401_TB8133_06092023115348.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA DE LIMA MAIA" "autor_nome_curto" => "BIANCA MAIA" "autor_email" => "b.d.lima.maia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }