A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA ALUNOS COM SURDEZ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100762 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8224 "inscrito_id" => 13619 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA ALUNOS COM SURDEZ" "resumo" => "As atividades lúdicas são consideradas a melhor estratégia que pode ser desenvolvida por educadores na construção do processo de ensino-aprendizagem, cuja finalidade é possibilitar aos alunos surdos a construção do seu conhecimento e desenvolvimento da sua inteligência. O lúdico entra neste contexto, por ser um dos recursos de aprendizagem na qual facilita a atuação do aluno surdo na construção de significados, sobre o aprendizado dos conteúdos. O objetivo foi analisar a importância do lúdico para educandos com surdez. Diante desses desafios o educador precisa a cada dia inovar suas práticas lúdicas em sala, usando metodologias diversificadas e que sejam bem atrativas para assim conseguir chamar a atenção dos educandos e diante desse planejamento fazer com que o aluno se interesse pela aula se desligando um pouco do mundo virtual e tendo o desenvolvimento necessário para atingir as habilidades propostas para a educação infantil. Neste sentido as atividades lúdicas podem ser criadas partindo de diversas formas metodológicas, não apenas através de jogos, que do ponto de vista do autor é importante, mas na maneira como as atividades são realizadas, assim a aprendizagem tem que possuir caráter prazeroso, tornando possível que o alunado haja com espontaneidade, e contribua para as diversas dimensões: social, motivacional, cognitivo, afetivo, criativo e imaginativo. Conclui-se que o lúdico tem como função mediadora auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma aula mais atraente ao aluno surdo e tornando o aprendizado mais significativo, acreditando ainda que além de brincar a criança está aprendendo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID13619_TB8224_27092023194404.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSY ALANNA DOMICIANO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAISSY" "autor_email" => "raissyalanna387@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100762 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8224 "inscrito_id" => 13619 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA ALUNOS COM SURDEZ" "resumo" => "As atividades lúdicas são consideradas a melhor estratégia que pode ser desenvolvida por educadores na construção do processo de ensino-aprendizagem, cuja finalidade é possibilitar aos alunos surdos a construção do seu conhecimento e desenvolvimento da sua inteligência. O lúdico entra neste contexto, por ser um dos recursos de aprendizagem na qual facilita a atuação do aluno surdo na construção de significados, sobre o aprendizado dos conteúdos. O objetivo foi analisar a importância do lúdico para educandos com surdez. Diante desses desafios o educador precisa a cada dia inovar suas práticas lúdicas em sala, usando metodologias diversificadas e que sejam bem atrativas para assim conseguir chamar a atenção dos educandos e diante desse planejamento fazer com que o aluno se interesse pela aula se desligando um pouco do mundo virtual e tendo o desenvolvimento necessário para atingir as habilidades propostas para a educação infantil. Neste sentido as atividades lúdicas podem ser criadas partindo de diversas formas metodológicas, não apenas através de jogos, que do ponto de vista do autor é importante, mas na maneira como as atividades são realizadas, assim a aprendizagem tem que possuir caráter prazeroso, tornando possível que o alunado haja com espontaneidade, e contribua para as diversas dimensões: social, motivacional, cognitivo, afetivo, criativo e imaginativo. Conclui-se que o lúdico tem como função mediadora auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma aula mais atraente ao aluno surdo e tornando o aprendizado mais significativo, acreditando ainda que além de brincar a criança está aprendendo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID13619_TB8224_27092023194404.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSY ALANNA DOMICIANO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAISSY" "autor_email" => "raissyalanna387@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }