A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO E COMUNICAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96759 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2796 "inscrito_id" => 15043 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO E COMUNICAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "O ensino da linguagem escrita nos anos iniciais, não se refere diretamente a decodificação de textos, ou domínio da escrita do alfabeto e formação de palavras escritas, mas sim ao conhecimento da comunicação e expressão através da junção de letras e a curiosidade em compreender, ler, escrever... e a oportunidade de consegui-los, essa é a grande importância que esta linguagem possui na vida das crianças, pois a partir daí, um mundo de possibilidades se abre diante delas, permitindo que comecem a obter conhecimento, por meio da resolução das suas próprias questões. O objetivo deste artigo, é mostrar a importância do ensino da linguagem escrita, para ter avanços no aspecto cognitivo das crianças. Exporemos a relevância deste ensino na vida dos estudantes e a necessidade da formação continuada, para que os profissionais estejam sempre a inteirados de métodos que facilitem a realização desta. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de onde foram coletadas informações acerca de alfabetização, letramento, educação infantil e linguagem escrita. O referencial teórico da presente pesquisa, inclui autores e teóricos que que trazem questões fundamentais voltadas a linguagens verbais, como Vygotsky e Emília Ferreiro e tem base no artigo “A linguagem escrita e as crianças – Superando mitos na educação infantil. Os resultados enfatizam o quão indispensável é o ensino da linguagem escrita de maneira atualizada, lúdica e dinâmica, respeitando as especificidades dos estudantes e a fim de lhes oferecer possibilidades e caminhos para se expressar e imaginar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID15043_TB2796_09052023183721.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA DE MORAES ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA FALCONNI" "autor_email" => "marcia.araujo@iced.ufpa.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96759 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2796 "inscrito_id" => 15043 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO E COMUNICAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "O ensino da linguagem escrita nos anos iniciais, não se refere diretamente a decodificação de textos, ou domínio da escrita do alfabeto e formação de palavras escritas, mas sim ao conhecimento da comunicação e expressão através da junção de letras e a curiosidade em compreender, ler, escrever... e a oportunidade de consegui-los, essa é a grande importância que esta linguagem possui na vida das crianças, pois a partir daí, um mundo de possibilidades se abre diante delas, permitindo que comecem a obter conhecimento, por meio da resolução das suas próprias questões. O objetivo deste artigo, é mostrar a importância do ensino da linguagem escrita, para ter avanços no aspecto cognitivo das crianças. Exporemos a relevância deste ensino na vida dos estudantes e a necessidade da formação continuada, para que os profissionais estejam sempre a inteirados de métodos que facilitem a realização desta. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de onde foram coletadas informações acerca de alfabetização, letramento, educação infantil e linguagem escrita. O referencial teórico da presente pesquisa, inclui autores e teóricos que que trazem questões fundamentais voltadas a linguagens verbais, como Vygotsky e Emília Ferreiro e tem base no artigo “A linguagem escrita e as crianças – Superando mitos na educação infantil. Os resultados enfatizam o quão indispensável é o ensino da linguagem escrita de maneira atualizada, lúdica e dinâmica, respeitando as especificidades dos estudantes e a fim de lhes oferecer possibilidades e caminhos para se expressar e imaginar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID15043_TB2796_09052023183721.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA DE MORAES ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA FALCONNI" "autor_email" => "marcia.araujo@iced.ufpa.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }