O GÊNERO TEXTUAL POESIA NOS RELATOS DO PROGRAMA EDUCACIONAL “ESCREVENDO O FUTURO”
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99909 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6933 "inscrito_id" => 19595 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL POESIA NOS RELATOS DO PROGRAMA EDUCACIONAL “ESCREVENDO O FUTURO”" "resumo" => "RESUMO O gênero poesia estabelece uma (inter)relação entre a subjetividade do eu-lírico e a objetividade do leitor, proporcionando uma oportunidade ímpar de reflexão sobre si e sobre os múltiplos significados que dele podem emergir. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar a prática pedagógica com este gênero textual nos relatos do programa educacional “Escrevendo o Futuro”. A fundamentação tem como suporte alguns autores que versam sobre a atuação docente referente ao ensino de literatura e ao gênero poético, a exemplo de Cordeiro (2004), Martins (2006), Pinheiro (2007), dentre outros. O corpus de análise é composto por cinco relatos escritos por professores que vivenciaram a poesia nas aulas de Língua Portuguesa ministradas no Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia adotada neste estudo respalda-se na ordem metodológica proposta por Mikhail Bakhtin (1995), explanando sobre a interação do gênero poético exposto nos discursos dos docentes apresentados nos relatos de prática em sala de aula. Em suma, os resultados evidenciaram que a poesia pode contribuir significativamente para a formação do leitor literário quando o professor dá visibilidade à poesia no espaço didático-escolar e o aluno retribui, participando da aula com exatidão, assim, este gênero que ocupa um espaço exíguo nas atividades de leitura e escrita exercerá um novo papel nas escolas brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65831e3300fc2_20122023140243.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-20 14:02:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNE KELLY DE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "Rayanne" "autor_email" => "rayane_yes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99909 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6933 "inscrito_id" => 19595 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL POESIA NOS RELATOS DO PROGRAMA EDUCACIONAL “ESCREVENDO O FUTURO”" "resumo" => "RESUMO O gênero poesia estabelece uma (inter)relação entre a subjetividade do eu-lírico e a objetividade do leitor, proporcionando uma oportunidade ímpar de reflexão sobre si e sobre os múltiplos significados que dele podem emergir. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar a prática pedagógica com este gênero textual nos relatos do programa educacional “Escrevendo o Futuro”. A fundamentação tem como suporte alguns autores que versam sobre a atuação docente referente ao ensino de literatura e ao gênero poético, a exemplo de Cordeiro (2004), Martins (2006), Pinheiro (2007), dentre outros. O corpus de análise é composto por cinco relatos escritos por professores que vivenciaram a poesia nas aulas de Língua Portuguesa ministradas no Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia adotada neste estudo respalda-se na ordem metodológica proposta por Mikhail Bakhtin (1995), explanando sobre a interação do gênero poético exposto nos discursos dos docentes apresentados nos relatos de prática em sala de aula. Em suma, os resultados evidenciaram que a poesia pode contribuir significativamente para a formação do leitor literário quando o professor dá visibilidade à poesia no espaço didático-escolar e o aluno retribui, participando da aula com exatidão, assim, este gênero que ocupa um espaço exíguo nas atividades de leitura e escrita exercerá um novo papel nas escolas brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65831e3300fc2_20122023140243.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-20 14:02:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNE KELLY DE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "Rayanne" "autor_email" => "rayane_yes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }