RESUMO O gênero poesia estabelece uma (inter)relação entre a subjetividade do eu-lírico e a objetividade do leitor, proporcionando uma oportunidade ímpar de reflexão sobre si e sobre os múltiplos significados que dele podem emergir. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar a prática pedagógica com este gênero textual nos relatos do programa educacional “Escrevendo o Futuro”. A fundamentação tem como suporte alguns autores que versam sobre a atuação docente referente ao ensino de literatura e ao gênero poético, a exemplo de Cordeiro (2004), Martins (2006), Pinheiro (2007), dentre outros. O corpus de análise é composto por cinco relatos escritos por professores que vivenciaram a poesia nas aulas de Língua Portuguesa ministradas no Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia adotada neste estudo respalda-se na ordem metodológica proposta por Mikhail Bakhtin (1995), explanando sobre a interação do gênero poético exposto nos discursos dos docentes apresentados nos relatos de prática em sala de aula. Em suma, os resultados evidenciaram que a poesia pode contribuir significativamente para a formação do leitor literário quando o professor dá visibilidade à poesia no espaço didático-escolar e o aluno retribui, participando da aula com exatidão, assim, este gênero que ocupa um espaço exíguo nas atividades de leitura e escrita exercerá um novo papel nas escolas brasileiras.