SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE TERMODINÂMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97842 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4257 "inscrito_id" => 15447 "titulo" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE TERMODINÂMICA" "resumo" => "As normativas de ensino bem como as necessidades do mundo atual exigem a formação de cidadãos críticos e cientes das questões socioambientais, que vá além de decorar definições científicas, nesse sentido são necessários instrumentos de ensino que possibilitem uma aprendizagem contextualizada e ativa. As sequências de ensino investigativo (SEI) são atividades ativas e estruturadas que direcionam ao conhecimento científico a partir de uma problemática inicial, permitindo uma aprendizagem significativa e desenvolvimento das habilidades exigidas. A Termodinâmica é a área da física que aborda as transferências de energia, conteúdo curricular da competência específica 1 da atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio para a área de ciências da natureza. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar sequências de ensino investigativo para aulas de termodinâmica no ensino médio, e mais especificamente: (a) pesquisar estudos que propõem SEI para o ensino de termodinâmica; (b) descrever o cenário atual dessas pesquisas e (c) relacionar essas sequências com as habilidades exigidas atualmente pela BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Brasileira de teses e Dissertações (BDTD), considerando publicações dos últimos 10 anos (2013-2023). O objeto final deste trabalho conterá o cenário atual podendo assim direcionar pesquisadores para trabalhos futuros, e contará também como instrumento auxiliar para professores na abordagem do conteúdo e elaboração de SEIs voltadas para as habilidades específicas da BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15447_TB4257_20112023111918.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLÚCIA DE AQUINO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARLÚCIA AQUINO" "autor_email" => "marlucia1102@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97842 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4257 "inscrito_id" => 15447 "titulo" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE TERMODINÂMICA" "resumo" => "As normativas de ensino bem como as necessidades do mundo atual exigem a formação de cidadãos críticos e cientes das questões socioambientais, que vá além de decorar definições científicas, nesse sentido são necessários instrumentos de ensino que possibilitem uma aprendizagem contextualizada e ativa. As sequências de ensino investigativo (SEI) são atividades ativas e estruturadas que direcionam ao conhecimento científico a partir de uma problemática inicial, permitindo uma aprendizagem significativa e desenvolvimento das habilidades exigidas. A Termodinâmica é a área da física que aborda as transferências de energia, conteúdo curricular da competência específica 1 da atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio para a área de ciências da natureza. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar sequências de ensino investigativo para aulas de termodinâmica no ensino médio, e mais especificamente: (a) pesquisar estudos que propõem SEI para o ensino de termodinâmica; (b) descrever o cenário atual dessas pesquisas e (c) relacionar essas sequências com as habilidades exigidas atualmente pela BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Brasileira de teses e Dissertações (BDTD), considerando publicações dos últimos 10 anos (2013-2023). O objeto final deste trabalho conterá o cenário atual podendo assim direcionar pesquisadores para trabalhos futuros, e contará também como instrumento auxiliar para professores na abordagem do conteúdo e elaboração de SEIs voltadas para as habilidades específicas da BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15447_TB4257_20112023111918.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLÚCIA DE AQUINO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARLÚCIA AQUINO" "autor_email" => "marlucia1102@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }