O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR FREIRIANA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DO IFAL CAMPUS SATUBA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98439 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5018 "inscrito_id" => 19120 "titulo" => "O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR FREIRIANA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DO IFAL CAMPUS SATUBA" "resumo" => "A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade de educação que tem o trabalho como princípio educativo e objetiva contribuir para a preparação para o mundo do trabalho. A hipótese é que a educação popular pode contribuir para a formação integral dos estudantes do EMI do IFAL, especialmente nos cursos que envolvem a relação cidade-campo. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Educação Popular para a formação integral dos estudantes do ensino médio integrado (EMI) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Satuba. A educação popular é um movimento pedagógico e político que valoriza os saberes prévios, as realidades culturais e a participação popular na construção de novos conhecimentos. O produto educacional previsto é um ciclo de vivências com movimentos de trabalhadores do campo com o enfoque formação integral da EPT no IFAL Campus Satuba e a articulação com esses movimentos. A pesquisa será realizada com base na revisão bibliográfica sobre os conceitos de educação popular e formação integral, e será centralizada metodologicamente na pesquisa-ação. A participação de educadores, técnicos e discentes do IFAL Campus Satuba se dará em conjunto com movimentos sociais do campo atuantes na região. Com o processo de redemocratização do país, iniciou-se um movimento por uma EPT mais democrática e emancipatória. Nesse contexto, surgiram as experiências de EPT desenvolvidas pelos movimentos sociais do campo. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o avanço do conhecimento sobre a relação entre educação popular e formação integral na EPT e estimular o debate sobre o papel da EPT na formação para o mundo do trabalho e para cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19120_TB5018_04102023210934.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR ANDRÉ CARNEIRO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "Victor Magalhãe" "autor_email" => "victormagalhaes90@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98439 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5018 "inscrito_id" => 19120 "titulo" => "O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR FREIRIANA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DO IFAL CAMPUS SATUBA" "resumo" => "A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade de educação que tem o trabalho como princípio educativo e objetiva contribuir para a preparação para o mundo do trabalho. A hipótese é que a educação popular pode contribuir para a formação integral dos estudantes do EMI do IFAL, especialmente nos cursos que envolvem a relação cidade-campo. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Educação Popular para a formação integral dos estudantes do ensino médio integrado (EMI) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Satuba. A educação popular é um movimento pedagógico e político que valoriza os saberes prévios, as realidades culturais e a participação popular na construção de novos conhecimentos. O produto educacional previsto é um ciclo de vivências com movimentos de trabalhadores do campo com o enfoque formação integral da EPT no IFAL Campus Satuba e a articulação com esses movimentos. A pesquisa será realizada com base na revisão bibliográfica sobre os conceitos de educação popular e formação integral, e será centralizada metodologicamente na pesquisa-ação. A participação de educadores, técnicos e discentes do IFAL Campus Satuba se dará em conjunto com movimentos sociais do campo atuantes na região. Com o processo de redemocratização do país, iniciou-se um movimento por uma EPT mais democrática e emancipatória. Nesse contexto, surgiram as experiências de EPT desenvolvidas pelos movimentos sociais do campo. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o avanço do conhecimento sobre a relação entre educação popular e formação integral na EPT e estimular o debate sobre o papel da EPT na formação para o mundo do trabalho e para cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19120_TB5018_04102023210934.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR ANDRÉ CARNEIRO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "Victor Magalhãe" "autor_email" => "victormagalhaes90@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }