INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99535 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6427 "inscrito_id" => 15314 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS" "resumo" => "A popularização de ferramentas com Inteligência Artificial (IA) têm provocado mudanças significativas em diversos setores da sociedade, incluindo a educação. Nesse contexto, surge a necessidade de atualizar educadores e a comunidade em geral para compreender e aplicar efetivamente a IA no ambiente educacional. Para tal é proposto um projeto de extensão que visa abordar essa demanda emergente. O principal objetivo deste projeto é promover a compreensão e a discussão sobre o impacto da IA na educação, apresentando suas possíveis aplicações em diferentes contextos educacionais e refletindo sobre as implicações éticas de seu uso. Além disso, o projeto busca proporcionar experiências práticas de utilização pedagógica de ferramentas de IA. A metodologia do projeto envolve a realização de oficinas e palestras conduzidas por especialistas na área de Tecnologias e na área de Educação. Durante essas atividades, os participantes terão a oportunidade de experimentar ferramentas de IA e desenvolver planos de aula e projetos que as utilizem. A avaliação do projeto será realizada de forma contínua, permitindo uma análise sistemática e ajustes necessários, aplicando questionários de satisfação do participante, com base em critérios de relevância, clareza e qualidade das informações. Ainda os projetos e planos que serão desenvolvidos na oficina voltada para o desenvolvimento de projetos educacionais com uso de IA também farão parte do acervo de dados de análise para definir os caminhos e eficácia do Projeto. O projeto proposto tem um potencial significativo para transformar a forma como a educação é conduzida no ensino superior. Ao atualizar educadores para compreender e aplicar a IA em suas práticas pedagógicas, abre novas possibilidades para a inovação no ensino e na aprendizagem. Assim como promove o debate sobre as implicações éticas do uso da IA na educação, contribuindo para a formação de uma comunidade acadêmica mais consciente e responsável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15314_TB6427_22062023222349.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ANDRÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.asilva@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99535 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6427 "inscrito_id" => 15314 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS" "resumo" => "A popularização de ferramentas com Inteligência Artificial (IA) têm provocado mudanças significativas em diversos setores da sociedade, incluindo a educação. Nesse contexto, surge a necessidade de atualizar educadores e a comunidade em geral para compreender e aplicar efetivamente a IA no ambiente educacional. Para tal é proposto um projeto de extensão que visa abordar essa demanda emergente. O principal objetivo deste projeto é promover a compreensão e a discussão sobre o impacto da IA na educação, apresentando suas possíveis aplicações em diferentes contextos educacionais e refletindo sobre as implicações éticas de seu uso. Além disso, o projeto busca proporcionar experiências práticas de utilização pedagógica de ferramentas de IA. A metodologia do projeto envolve a realização de oficinas e palestras conduzidas por especialistas na área de Tecnologias e na área de Educação. Durante essas atividades, os participantes terão a oportunidade de experimentar ferramentas de IA e desenvolver planos de aula e projetos que as utilizem. A avaliação do projeto será realizada de forma contínua, permitindo uma análise sistemática e ajustes necessários, aplicando questionários de satisfação do participante, com base em critérios de relevância, clareza e qualidade das informações. Ainda os projetos e planos que serão desenvolvidos na oficina voltada para o desenvolvimento de projetos educacionais com uso de IA também farão parte do acervo de dados de análise para definir os caminhos e eficácia do Projeto. O projeto proposto tem um potencial significativo para transformar a forma como a educação é conduzida no ensino superior. Ao atualizar educadores para compreender e aplicar a IA em suas práticas pedagógicas, abre novas possibilidades para a inovação no ensino e na aprendizagem. Assim como promove o debate sobre as implicações éticas do uso da IA na educação, contribuindo para a formação de uma comunidade acadêmica mais consciente e responsável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15314_TB6427_22062023222349.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ANDRÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.asilva@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }