A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEU DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94926 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 8118 "titulo" => "A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEU DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL" "resumo" => "O artigo organiza um breve levantamento sobre a condição social da criança com deficiência intelectual no Brasil, com a finalidade de discutir seu direito à educação dialogando com a Lei nº13.146/2015. A análise historiográfica se baseia em diferentes momentos da história da sociedade ocidental até os dias atuais. Como referências, foram utilizados autores, tais como: Ariés (1981), Bezerra (2010), Dumas (2011), Garghetti (2013), Hermida (2020), Papalia (2013), Saviani (2019), entre outros. Utilizou-se o método de abordagem dedutivo. Como procedimento, a pesquisa bibliográfica - histórica e documental, com fundamentação teórica na Pedagogia Histórico-crítica. Concluiu-se que a evolução do conhecimento científico possibilitou a melhoria da condição social da criança com deficiência intelectual. Entretanto, em âmbito nacional, vários fatores ainda dificultam a efetivação do seu direito à educação. A pesquisa se justificou frente à necessidade de conhecer melhor esse contexto, captar a amplitude das dificuldades a serem superadas e contribuir com os campos teórico e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65a7d8314ecfb_17012024103753.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2024-01-17 10:37:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DESIMARY FERREIRA LIMA DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "DESIMARY" "autor_email" => "desimaryflm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94926 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 8118 "titulo" => "A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEU DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL" "resumo" => "O artigo organiza um breve levantamento sobre a condição social da criança com deficiência intelectual no Brasil, com a finalidade de discutir seu direito à educação dialogando com a Lei nº13.146/2015. A análise historiográfica se baseia em diferentes momentos da história da sociedade ocidental até os dias atuais. Como referências, foram utilizados autores, tais como: Ariés (1981), Bezerra (2010), Dumas (2011), Garghetti (2013), Hermida (2020), Papalia (2013), Saviani (2019), entre outros. Utilizou-se o método de abordagem dedutivo. Como procedimento, a pesquisa bibliográfica - histórica e documental, com fundamentação teórica na Pedagogia Histórico-crítica. Concluiu-se que a evolução do conhecimento científico possibilitou a melhoria da condição social da criança com deficiência intelectual. Entretanto, em âmbito nacional, vários fatores ainda dificultam a efetivação do seu direito à educação. A pesquisa se justificou frente à necessidade de conhecer melhor esse contexto, captar a amplitude das dificuldades a serem superadas e contribuir com os campos teórico e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65a7d8314ecfb_17012024103753.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2024-01-17 10:37:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DESIMARY FERREIRA LIMA DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "DESIMARY" "autor_email" => "desimaryflm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }