AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO SUPORTE DIDÁTICO E MULTIDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101048 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8707 "inscrito_id" => 1927 "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO SUPORTE DIDÁTICO E MULTIDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I." "resumo" => "A temática deste estudo tem como proposta investigar o uso das Histórias em Quadrinhos, como suporte didático e multidisciplinar, no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, na Rede Municipal de Educação de Uberaba, numa perspetiva histórico-cultural, como objetivo de analisar em quais subsídios teórico-metodológicos se ancoram essa prática pedagógica. Com isso, entender o quanto é atraente para o público infantil, o universo da leitura com as suas variações de imagens e cores distintas, elas causam naquele que deseja dar início a prática de leitura uma antecipação em antepor as ideias que as imagens representam. Para isso, requer do professor, o uso deste recurso para acrescentar no processo de alfabetização e letramento desta fase inicial do aprendizado nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, mais se deixando questionar que prática pode ser incrementada e aplicada com esse público que creia em nosso contexto escolar? O que é motivador para esta pesquisa é entender que o desenvolvimento de um futuro leitor, passa pelo encantamento inicial desta prática, a descoberta da alfabetização e do letramento na fase inicial do ensino fundamental. Sabemos também que temos vários relatos de profissionais da área da educação, que já vem com o desafio de querer recuperar o tempo perdido, no período em que essas crianças tiveram o ensino remoto, pois sabemos que nem tudo ocorreu da melhor maneira possível para que tivessem o mesmo aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1927_TB8707_04102023140702.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO SOARES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FÁBIO SOARES" "autor_email" => "fjsoares2009@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101048 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8707 "inscrito_id" => 1927 "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO SUPORTE DIDÁTICO E MULTIDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I." "resumo" => "A temática deste estudo tem como proposta investigar o uso das Histórias em Quadrinhos, como suporte didático e multidisciplinar, no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, na Rede Municipal de Educação de Uberaba, numa perspetiva histórico-cultural, como objetivo de analisar em quais subsídios teórico-metodológicos se ancoram essa prática pedagógica. Com isso, entender o quanto é atraente para o público infantil, o universo da leitura com as suas variações de imagens e cores distintas, elas causam naquele que deseja dar início a prática de leitura uma antecipação em antepor as ideias que as imagens representam. Para isso, requer do professor, o uso deste recurso para acrescentar no processo de alfabetização e letramento desta fase inicial do aprendizado nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, mais se deixando questionar que prática pode ser incrementada e aplicada com esse público que creia em nosso contexto escolar? O que é motivador para esta pesquisa é entender que o desenvolvimento de um futuro leitor, passa pelo encantamento inicial desta prática, a descoberta da alfabetização e do letramento na fase inicial do ensino fundamental. Sabemos também que temos vários relatos de profissionais da área da educação, que já vem com o desafio de querer recuperar o tempo perdido, no período em que essas crianças tiveram o ensino remoto, pois sabemos que nem tudo ocorreu da melhor maneira possível para que tivessem o mesmo aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1927_TB8707_04102023140702.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO SOARES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FÁBIO SOARES" "autor_email" => "fjsoares2009@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }