COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROJETO - SAI DA CAIXA! FANZINE-SE!
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95934 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1685 "inscrito_id" => 4332 "titulo" => "COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROJETO - SAI DA CAIXA! FANZINE-SE!" "resumo" => "Tornar os estudantes protagonistas de suas atinentes aprendizagens requer indicações de questionamentos e de apropriação de pesquisas. Ao propor aos discentes o projeto pedagógico “Sai da Caixa, Fanzine-se!” ousamos promover o protagonismo estudantil na ação do aprender-fazendo. Nosso objetivo maior foi contribuir com o protagonismo discente quanto às interfaces dos conteúdos do Componente Curricular Ciências da Natureza conexos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, na expectativa de que os discentes fossem atuantes quanto nas construções atinentes de suas aprendizagens ao exercitar sua autonomia na experimentação. Então, objetivamos em específico: (A) Dialogar sobre o fanzine como projeto pedagógico bimestral; (B) Motivar e subsidiar os estudantes a constituir os fanzines, com as devidas orientações sobre conteúdos e as laborações gerais através de oficinas pedagógicas e painéis interativos. Teríamos a produção de quatro fanzines e uma caixa organizadora que simbolicamente foi o “objeto de reaproveitamento” para guardar as coleções das revistinha laborada; (C) Trabalhar de modo interdisciplinar junto aos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia nas intersecções dos conteúdos; (D) Promover a sistematização do projeto em 4 etapas distintas: (1) Intenção - apresentação da proposta dos afazeres aos discentes e acolhidas das sugestões; (2) Preparação - delimitação dos assuntos, programação das oficinas pedagógicas e painéis interativos; (3) Execução - aplicabilidade das oficinas pedagógicas e construções colaborativas dos painéis temáticos; (4) Avaliação - de maneira continuada, com a apreciação dos fanzines laborados, rodas de leituras, participação nos painéis interativos, dentre outras produções e socializações. Desvelar o projeto nos fez atuar pelo viés das metodologias ativas, a provocação docente em papel mediador, por conseguinte, o trabalho desenvolvido se constituiu em um estudo de caso. Compreendemos que enquanto mediador e provocador o docente age, mais se aproximará da realidade estudantil e de seus interesses, transformando os conteúdos didáticos expressivos para os mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4332_TB1685_09102023155102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO" "autor_nome_curto" => "JAILENE" "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95934 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1685 "inscrito_id" => 4332 "titulo" => "COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROJETO - SAI DA CAIXA! FANZINE-SE!" "resumo" => "Tornar os estudantes protagonistas de suas atinentes aprendizagens requer indicações de questionamentos e de apropriação de pesquisas. Ao propor aos discentes o projeto pedagógico “Sai da Caixa, Fanzine-se!” ousamos promover o protagonismo estudantil na ação do aprender-fazendo. Nosso objetivo maior foi contribuir com o protagonismo discente quanto às interfaces dos conteúdos do Componente Curricular Ciências da Natureza conexos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, na expectativa de que os discentes fossem atuantes quanto nas construções atinentes de suas aprendizagens ao exercitar sua autonomia na experimentação. Então, objetivamos em específico: (A) Dialogar sobre o fanzine como projeto pedagógico bimestral; (B) Motivar e subsidiar os estudantes a constituir os fanzines, com as devidas orientações sobre conteúdos e as laborações gerais através de oficinas pedagógicas e painéis interativos. Teríamos a produção de quatro fanzines e uma caixa organizadora que simbolicamente foi o “objeto de reaproveitamento” para guardar as coleções das revistinha laborada; (C) Trabalhar de modo interdisciplinar junto aos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia nas intersecções dos conteúdos; (D) Promover a sistematização do projeto em 4 etapas distintas: (1) Intenção - apresentação da proposta dos afazeres aos discentes e acolhidas das sugestões; (2) Preparação - delimitação dos assuntos, programação das oficinas pedagógicas e painéis interativos; (3) Execução - aplicabilidade das oficinas pedagógicas e construções colaborativas dos painéis temáticos; (4) Avaliação - de maneira continuada, com a apreciação dos fanzines laborados, rodas de leituras, participação nos painéis interativos, dentre outras produções e socializações. Desvelar o projeto nos fez atuar pelo viés das metodologias ativas, a provocação docente em papel mediador, por conseguinte, o trabalho desenvolvido se constituiu em um estudo de caso. Compreendemos que enquanto mediador e provocador o docente age, mais se aproximará da realidade estudantil e de seus interesses, transformando os conteúdos didáticos expressivos para os mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4332_TB1685_09102023155102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO" "autor_nome_curto" => "JAILENE" "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }