O presente traz uma abordagem das possibilidades que o espaço da educação escolar nos oferece para combater a problemática da violência doméstica contra crianças e adolescentes com o intuito de contribuir para compreensão e análise deste fenômeno. Apesar de vir adquirindo maior visibilidade social, continua sendo um tema tratado como tabu quase sempre considerado de interesse privado. Sendo assim, a educação é uma ferramenta que deve ser utilizada tanto como prevenção, como coibindo, visto que sabemos ser a observação um dos exemplos de aprendizagem e se estas observações vivenciais no cotidiano não forem amplamente debatidas estaremos assumindo os riscos de termos uma sociedade cada vez mais violenta, já que infelizmente essas experiências são perpassando por gerações. Mediante o exposto, o objetivo da pesquisa é trazer alternativas dentro do âmbito escolar para o combate da violência doméstica contra crianças e adolescentes, já que constitui-se como fenômeno banalizado e naturalizado socialmente, que encontra resistências quanto à problematização da família como uma instituição perpassada por conflitos, contradições e quanto à vergonha ou medo da exposição. Diante disto, a fim de embasar nossas conclusões, optou-se pela pesquisa bibliográfica, fundamentada nos textos dispostos em livros, artigos, dissertações e demais estudos com a mesma temática. Constata-se que há um silenciamento da sociedade em relação à violência doméstica, principalmente nas camadas mais abastadas, da mesma forma que a lei não garante uma proteção de fato efetiva para tal violência.