ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FECLI/UECE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100835 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8353 "inscrito_id" => 6296 "titulo" => "ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FECLI/UECE" "resumo" => "O estudo tem como objetivo relatar e refletir sobre as experiências no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), especificamente, ofertado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI/UECE). As experiências ocorreram no ECS II e III, que visa, em um de seus objetivos, oportunizar vivências críticas e reflexivas aos licenciandos em turmas de educação infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, enfatizando, portanto, a importância do ensino da educação infantil e a alfabetização e o letramento. As experiências ocorreram no segundo semestre de 2022 e no primeiro semestre de 2023, O estágio supervisionado em educação infantil acompanhou uma turma de creche/infantil III, e o de alfabetização e letramento a turma de 1° ano, ambos em escola pública do município de Acopiara-CE. Este trabalho configura-se como relato de experiência, sendo de cunho descritivo e crítico-reflexivo, além de revisão bibliográfica ao trazer embasamento teórico para subsidiar a pesquisa em questão. Dentre outras experiências significativas para a formação humana e profissional, destacam-se a necessidade e o desafio de mobilizar saberes e conhecimentos teórico-práticos, bem como a importância do planejamento didático e da relação professor-aluno. Como resultado compreende-se, que as experiências no Estágio III foi possível adquirir novos conhecimentos e habilidades pedagógicas, com uma junção de saberes teórico-práticos, que contribuíram na minha formação acadêmica, profissional e pessoal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6296_TB8353_15082023155127.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YARA BEZERRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Yara Nascimento" "autor_email" => "yaranascimento242@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100835 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8353 "inscrito_id" => 6296 "titulo" => "ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FECLI/UECE" "resumo" => "O estudo tem como objetivo relatar e refletir sobre as experiências no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), especificamente, ofertado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI/UECE). As experiências ocorreram no ECS II e III, que visa, em um de seus objetivos, oportunizar vivências críticas e reflexivas aos licenciandos em turmas de educação infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, enfatizando, portanto, a importância do ensino da educação infantil e a alfabetização e o letramento. As experiências ocorreram no segundo semestre de 2022 e no primeiro semestre de 2023, O estágio supervisionado em educação infantil acompanhou uma turma de creche/infantil III, e o de alfabetização e letramento a turma de 1° ano, ambos em escola pública do município de Acopiara-CE. Este trabalho configura-se como relato de experiência, sendo de cunho descritivo e crítico-reflexivo, além de revisão bibliográfica ao trazer embasamento teórico para subsidiar a pesquisa em questão. Dentre outras experiências significativas para a formação humana e profissional, destacam-se a necessidade e o desafio de mobilizar saberes e conhecimentos teórico-práticos, bem como a importância do planejamento didático e da relação professor-aluno. Como resultado compreende-se, que as experiências no Estágio III foi possível adquirir novos conhecimentos e habilidades pedagógicas, com uma junção de saberes teórico-práticos, que contribuíram na minha formação acadêmica, profissional e pessoal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6296_TB8353_15082023155127.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YARA BEZERRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Yara Nascimento" "autor_email" => "yaranascimento242@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }