Paulo Freire tem suas ideias conhecidas e aplicadas internacionalmente. Com o pensamento político-pedagógico ele defendeu que a liberdade ocorre através do diálogo, da reflexão e da troca de conhecimentos e reconhecimentos entre educador e educando. O objetivo desta pesquisa é descrever as ideias defendidas por Freire e a compreensão que os pedagogos sociais têm do pensamento Freireano e suas contrinuições; partindo de suas experiências pedagógicas desenvolvidas em espaços de educação não-formal, que ultrapassam os muros escolares. Este trabalho está dividido em dois eixos. O primeiro eixo traz reflexões do pensamento de Paulo Freire tendo como base quatro de suas obras: Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia, Educação como prática da liberdade e Educação e Mudança. O segundo eixo traz a aplicação de um questionário a pedagogas sociais, profissionais que atuam em instituições localizadas nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Sobral, cidades do estado do Ceará, nordeste do Brasil. Os profissionais participantes da pesquisa trabalham em Centros de Referência da Assistência Social- CRAS, Centros de Referência Especializado da Assistência Social- CREAS e Organizações da Sociedade Civil- OSC. Os dados coletados foram analisados e descritos. Os pedagogos sociais foram unânimes em reconhecer a importância do pensamento Freireano e sua grande contribuição para a práxis da educação não-formal.