HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CIRCULAÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES EM UMA ESCOLA NORMAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO (1940-1970)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100075 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7146 "inscrito_id" => 19608 "titulo" => "HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CIRCULAÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES EM UMA ESCOLA NORMAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO (1940-1970)" "resumo" => "Considerando a importância da preservação e resgate da História da Educação no Brasil, através de fontes como documentos e arquivos, concerne aqui parte dos resultados de pesquisa histórica que teve por objetivo analisar a circulação de manuais escolares de uma Escola Normal Livre de Marília, estado de São Paulo de 1940 a 1970, chamada atualmente “Colégio Sagrado Coração de Jesus”, que foi a primeira instituição formadora de professores na cidade e formou durante décadas professores para atuarem na região. Utilizou-se como fonte histórica os manuais contidos na biblioteca “Rui Barbosa”, no interior da escola em questão, sendo parte integrante da escolarização. Para o desenvolvimento da pesquisa utiliza-se abordagem histórica, centrada em pesquisa documental, privilegiando as obras encontradas no acervo da biblioteca como corpus documental, engajada no campo da História da Educação, considerando a História Cultural, pautada em De Certeau (2011), Chartier (2005), Julia (2001), Saviani (2009), Rockwell (1997), para alicerçar a importância dos manuais escolares dirigida ao público das Escolas Normais e o lugar de fala dos pesquisadores. Em análise do acervo, pode-se constatar manuais de saberes literários, históricos e didáticos. Compreendendo-se com este estudo que os manuais escolares são suportes pedagógicos, vetores de ideologia/valores/religião e meio de comunicação significativo, cuja eficácia está na importância de sua difusão e na uniformidade do discurso transmitido, onde disseminavam diversos guias de formação e prática docente, que compõem a cultura escolar, pois mediante eles, pode-se evidenciar o que os alunos e professores concebiam acerca do âmbito educacional naquele momento histórico e possibilitam a percepção do sistema de ensino da época, com as reformas educacionais, assim como do interior da instituição no qual circulavam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19608_TB7146_20082023232458.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA PLAZA GRESPAN" "autor_nome_curto" => "Fernanda Plaza" "autor_email" => "fernanda.plaza@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100075 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7146 "inscrito_id" => 19608 "titulo" => "HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CIRCULAÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES EM UMA ESCOLA NORMAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO (1940-1970)" "resumo" => "Considerando a importância da preservação e resgate da História da Educação no Brasil, através de fontes como documentos e arquivos, concerne aqui parte dos resultados de pesquisa histórica que teve por objetivo analisar a circulação de manuais escolares de uma Escola Normal Livre de Marília, estado de São Paulo de 1940 a 1970, chamada atualmente “Colégio Sagrado Coração de Jesus”, que foi a primeira instituição formadora de professores na cidade e formou durante décadas professores para atuarem na região. Utilizou-se como fonte histórica os manuais contidos na biblioteca “Rui Barbosa”, no interior da escola em questão, sendo parte integrante da escolarização. Para o desenvolvimento da pesquisa utiliza-se abordagem histórica, centrada em pesquisa documental, privilegiando as obras encontradas no acervo da biblioteca como corpus documental, engajada no campo da História da Educação, considerando a História Cultural, pautada em De Certeau (2011), Chartier (2005), Julia (2001), Saviani (2009), Rockwell (1997), para alicerçar a importância dos manuais escolares dirigida ao público das Escolas Normais e o lugar de fala dos pesquisadores. Em análise do acervo, pode-se constatar manuais de saberes literários, históricos e didáticos. Compreendendo-se com este estudo que os manuais escolares são suportes pedagógicos, vetores de ideologia/valores/religião e meio de comunicação significativo, cuja eficácia está na importância de sua difusão e na uniformidade do discurso transmitido, onde disseminavam diversos guias de formação e prática docente, que compõem a cultura escolar, pois mediante eles, pode-se evidenciar o que os alunos e professores concebiam acerca do âmbito educacional naquele momento histórico e possibilitam a percepção do sistema de ensino da época, com as reformas educacionais, assim como do interior da instituição no qual circulavam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19608_TB7146_20082023232458.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA PLAZA GRESPAN" "autor_nome_curto" => "Fernanda Plaza" "autor_email" => "fernanda.plaza@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }