ABORDAGEM DA ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96559 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2531 "inscrito_id" => 13588 "titulo" => "ABORDAGEM DA ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Pensando na necessidade de incentivar o debate sobre aspectos ético-sociais que permeiam a pesquisa científica, o presente artigo aborda o uso da legislação brasileira que estabelece os fundamentos éticos e científicos para pesquisas em seres humanos como elemento de ruptura à lógica de desumanização de sujeitos de pesquisa pertencentes a certos grupos sociais. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi informar estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de Arapiraca-AL sobre ética na pesquisa científica de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Durante debates, que ocorreram entre os estudantes em uma aula sobre teste de laboratório em animais, levantou-se a hipótese da utilização de idosos, pacientes terminais e população carcerária para substitui-los. Considerando isso, foram aplicados dois questionários em períodos diferentes, um dos questionários foi aplicado após a aula de pesquisa com animais e seres humanos e o outro após a aula sobre ética na pesquisa científica no Brasil, para verificar se houve mudança na forma de pensar dos discentes. Após a observação das respostas do primeiro questionário, foi feita uma proposta de intervenção, onde a docente de Física ministrou aulas sobre a regulamentação brasileira de testes em seres humanos. Através da leitura dos questionários foi observada empatia com o uso de animais em testes, mas não com o uso de alguns grupos de sociais supracitados. O que mostra a importância de aulas como esta para que os estudantes tenham a percepção sobre aspectos éticos e sociais que permeiam a educação em ciências da natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13588_TB2531_04102023223826.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE LEITE MOUTINHO" "autor_nome_curto" => "Dayane Moutinho" "autor_email" => "dayane.moutinho@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96559 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2531 "inscrito_id" => 13588 "titulo" => "ABORDAGEM DA ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Pensando na necessidade de incentivar o debate sobre aspectos ético-sociais que permeiam a pesquisa científica, o presente artigo aborda o uso da legislação brasileira que estabelece os fundamentos éticos e científicos para pesquisas em seres humanos como elemento de ruptura à lógica de desumanização de sujeitos de pesquisa pertencentes a certos grupos sociais. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi informar estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de Arapiraca-AL sobre ética na pesquisa científica de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Durante debates, que ocorreram entre os estudantes em uma aula sobre teste de laboratório em animais, levantou-se a hipótese da utilização de idosos, pacientes terminais e população carcerária para substitui-los. Considerando isso, foram aplicados dois questionários em períodos diferentes, um dos questionários foi aplicado após a aula de pesquisa com animais e seres humanos e o outro após a aula sobre ética na pesquisa científica no Brasil, para verificar se houve mudança na forma de pensar dos discentes. Após a observação das respostas do primeiro questionário, foi feita uma proposta de intervenção, onde a docente de Física ministrou aulas sobre a regulamentação brasileira de testes em seres humanos. Através da leitura dos questionários foi observada empatia com o uso de animais em testes, mas não com o uso de alguns grupos de sociais supracitados. O que mostra a importância de aulas como esta para que os estudantes tenham a percepção sobre aspectos éticos e sociais que permeiam a educação em ciências da natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13588_TB2531_04102023223826.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE LEITE MOUTINHO" "autor_nome_curto" => "Dayane Moutinho" "autor_email" => "dayane.moutinho@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }