SILVA, Maria Sandra Da et al.. Brinca araçoiaba. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96424>. Acesso em: 22/11/2024 18:38
O brincar é uma importante forma de comunicação, por meio dela as crianças desenvolvem aptidões que englobam a psicomotricidade, coordenação motora, além de estimular a questão cognitiva e interações com outras crianças e adultos. Sabemos que o comportamento lúdico pode favorecer o processo de aprendizagem estabelecendo elos de reflexão, autonomia e criatividade. Existe, portanto, uma relação de aprendizado e prazer. Desse modo, o objetivo do nosso projeto além de atender ao que estabelece a BNCC (2017) assim como o Currículo de Pernambuco, no que diz respeito aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, onde o “brincar” é um deles, nosso interesse, quanto Sistema Municipal de Educação, foi estimular as brincadeiras em sala de atividades, diferentes espaços e tempo, bem como, garantir seus direitos. Esse trabalho foi executado em todas as Escolas Municipais com atendimento na Primeira Infância, na cidade de Araçoiaba/PE, semanalmente, com apoio de um Educador Físico e diariamente através da professora de cada turma. Esses profissionais, tiveram o apoio da Coordenação Municipal da Educação Infantil. Nossas referências estão pautadas na pesquisa de Wajskop (1995), RCNEI e Souza (2018) no que diz respeito a importância do brincar na Pré-escola. Como resultados, verificamos que as crianças através desse projeto, interagem de forma significativa nas atividades sugeridas pelo professor.