Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO DE XADREZ COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MENINO JESUS DE PETIMANDEUA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho traz algumas considerações sobre o jogo de xadrez no contexto da Educação quilombola na comunidade menino Jesus de Petimandeua, demonstra que o jogo de xadrez pode ser um importante instrumento pedagógico no ensino e aprendizagem para as crianças da comunidade. O estudo tem como objetivo usar o jogo de xadrez como ferramenta pedagógica no ensino aprendizagem para desenvolver habilidades de concentração, atenção, cálculo, autodisciplina e, por consequência o raciocínio lógico matemático. Para a realização desta pesquisa utilizou-se como metodologia inicial a reprodução de um filme na comunidade, cujo nome é Rainha de Katwe, que trata das relações étnico-raciais e o jogo de xadrez, a segunda parte do processo se deus através de uma pesquisa bibliográfica e de campo com a participação de um professor de xadrez, onde foi usado como instrumento metodológico um questionário com perguntas abertas e fechadas, entrevista semiestruturada e observação participante. A coleta de dados foi dividida em duas etapas, sendo, a primeira delas, o estudo exploratório, para saber em qual comunidade iriamos trabalhar o jogo de xadrez, na intenção de se obter critérios que levassem a um estudo aprofundado em apenas uma comunidade, através de um estudo de caso. Quanto ao ensino do xadrez em algumas comunidades investigadas, as abordagens didáticas se confundem com outros jogos por causa do tabuleiro, fundamentado apenas nos seus aspectos visuais. Identificaram-se também, no estudo de caso, ações pedagógicas baseadas em um processo dinâmico e ativo capaz de provocar mudanças, com o estabelecimento de estratégias cooperativas, dialógicas e interativas. O estudo permitiu concluir que é possível ensinar e praticar Xadrez de forma prazerosa e que, ao jogar, o aluno assimile os saberes tradicionais, e leve a uma melhora significativa em seu desempenho escolar e na própria comunidade.

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