TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95708 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1395 "inscrito_id" => 8647 "titulo" => "TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "As temáticas ambientais no século XXI se voltam principalmente para resolução de problemas gerados pelos seres humanos desde a industrialização, com isso a educação ambiental torna-se extremamente relevante para a formação de sujeitos críticos, que pensem em uma sociedade mais ecológica e sustentável. Por isso, é importante que essa educação permeie por todas as disciplinas ensinadas no Brasil e no mundo. Na disciplina de química, essas temáticas são bastante abordadas, por se tratar de uma área do conhecimento que se preocupa com a sustentabilidade. Nesse sentido, é importante compreender quais são as principais temáticas atreladas a educação ambiental e ao ensino de química, para o desenvolvimento de pesquisas que abranjam temas importantes ainda não trabalhados, mas que precisam ser discutidos urgentemente, como o caso da geração de microplásticos, por exemplo. Sendo assim, o presente trabalho objetivou produzir e discutir um levantamento bibliográfico sobre as temáticas de educação ambiental trabalhadas no ensino de química com a de intenção compreender se esses assuntos estão em concordância com as urgências do Brasil e do mundo. Utilizou-se como suporte para o levantamento bibliográfico, as bases de dados: Portal de periódicos CAPES e Google Acadêmico com o recorte temporal de 2013-2023. Diante do exposto, metodologicamente essa investigação é de abordagem quali-quantitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Os resultados destacam as principais temáticas ambientais abordadas no ensino de química e discute também outros aspectos que podem contribuir para as pesquisas na área e que são importantes de serem trabalhadas para o desenvolvimento de estratégias que permitam colocar em prática a educação ambiental de uma forma mais ampla." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8647_TB1395_03102023224337.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayarafbarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95708 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1395 "inscrito_id" => 8647 "titulo" => "TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "As temáticas ambientais no século XXI se voltam principalmente para resolução de problemas gerados pelos seres humanos desde a industrialização, com isso a educação ambiental torna-se extremamente relevante para a formação de sujeitos críticos, que pensem em uma sociedade mais ecológica e sustentável. Por isso, é importante que essa educação permeie por todas as disciplinas ensinadas no Brasil e no mundo. Na disciplina de química, essas temáticas são bastante abordadas, por se tratar de uma área do conhecimento que se preocupa com a sustentabilidade. Nesse sentido, é importante compreender quais são as principais temáticas atreladas a educação ambiental e ao ensino de química, para o desenvolvimento de pesquisas que abranjam temas importantes ainda não trabalhados, mas que precisam ser discutidos urgentemente, como o caso da geração de microplásticos, por exemplo. Sendo assim, o presente trabalho objetivou produzir e discutir um levantamento bibliográfico sobre as temáticas de educação ambiental trabalhadas no ensino de química com a de intenção compreender se esses assuntos estão em concordância com as urgências do Brasil e do mundo. Utilizou-se como suporte para o levantamento bibliográfico, as bases de dados: Portal de periódicos CAPES e Google Acadêmico com o recorte temporal de 2013-2023. Diante do exposto, metodologicamente essa investigação é de abordagem quali-quantitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Os resultados destacam as principais temáticas ambientais abordadas no ensino de química e discute também outros aspectos que podem contribuir para as pesquisas na área e que são importantes de serem trabalhadas para o desenvolvimento de estratégias que permitam colocar em prática a educação ambiental de uma forma mais ampla." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8647_TB1395_03102023224337.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayarafbarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }