VIVÊNCIAS DE UMA SALA DE AULA: COMO O LÚDICO ATUA NA INOVAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95853 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1583 "inscrito_id" => 5833 "titulo" => "VIVÊNCIAS DE UMA SALA DE AULA: COMO O LÚDICO ATUA NA INOVAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO" "resumo" => "O ensino de Biologia envolve uma série de contextos práticos que instiguem o educando a pensar. Por esta razão, pode ser visto como algo complexo, entretanto, a depender do uso de novas metodologias nas aulas, essa realidade pode ser mitigada. Em consequência disso, a aula expositivo-dialogada juntamente com atividades lúdicas, podem ser importantes estratégias de ensino, eficientes inclusive, para assimilar melhor os conceitos da referida disciplina. Nessa perspectiva, esse trabalho trata-se de um relato de experiência das residentes do Projeto Residência Pedagógica (PRP), na qual se encontram atuando no IFPB campus Princesa Isabel- PB. A aula expositivo-dialogada foi realizada junto com uma cruzadinha, no 1° ano do ensino médio integrado ao curso técnico em informática. Os conteúdos abordados foram características gerais dos seres vivos e níveis de organização biológica. Os estudantes participaram de forma ativa na aula, por meio de interação e expressão das suas opiniões, já durante a realização da cruzadinha, eles conseguiram fixar melhor os conceitos vistos em aula" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID5833_TB1583_04102023120446.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE BRUNA VIRGOLINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSEANE" "autor_email" => "joseane.bruna@academico.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95853 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1583 "inscrito_id" => 5833 "titulo" => "VIVÊNCIAS DE UMA SALA DE AULA: COMO O LÚDICO ATUA NA INOVAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO" "resumo" => "O ensino de Biologia envolve uma série de contextos práticos que instiguem o educando a pensar. Por esta razão, pode ser visto como algo complexo, entretanto, a depender do uso de novas metodologias nas aulas, essa realidade pode ser mitigada. Em consequência disso, a aula expositivo-dialogada juntamente com atividades lúdicas, podem ser importantes estratégias de ensino, eficientes inclusive, para assimilar melhor os conceitos da referida disciplina. Nessa perspectiva, esse trabalho trata-se de um relato de experiência das residentes do Projeto Residência Pedagógica (PRP), na qual se encontram atuando no IFPB campus Princesa Isabel- PB. A aula expositivo-dialogada foi realizada junto com uma cruzadinha, no 1° ano do ensino médio integrado ao curso técnico em informática. Os conteúdos abordados foram características gerais dos seres vivos e níveis de organização biológica. Os estudantes participaram de forma ativa na aula, por meio de interação e expressão das suas opiniões, já durante a realização da cruzadinha, eles conseguiram fixar melhor os conceitos vistos em aula" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID5833_TB1583_04102023120446.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE BRUNA VIRGOLINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSEANE" "autor_email" => "joseane.bruna@academico.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }