PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE CURSOS: OS BENEFÍCIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE E COLABORAÇÃO NO GRUPO PET ENGENHARIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98446 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5027 "inscrito_id" => 19471 "titulo" => "PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE CURSOS: OS BENEFÍCIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE E COLABORAÇÃO NO GRUPO PET ENGENHARIAS" "resumo" => "A engenharia é um campo de estudo que demanda constante aprimoramento mediante as necessidades de mercado, especialmente à respeito da busca por soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade atual. Nesse sentido, a interação entre estudantes de Engenharia Elétrica e Ambiental, graduações participantes do Programa de Educação Tutorial - PET Engenharias do IFBA Campus Vitória da Conquista, desempenha um papel crucial na construção de profissionais versáteis.Sob esse viés, este artigo analisa a importância da colaboração entre alunos dos cursos de engenharia elétrica e ambiental no contexto acadêmico e destaca os benefícios do desenvolvimento profissional através do programa. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, considerando, sobretudo, artigos científicos sobre o tema proposto, com foco na interdisciplinaridade nos cursos de engenharia. Além disso, adotou-se um estudo de caso para explorar a dinâmica das áreas entre membros, haja vista a análise focal no Programa e suas versatilidades. A partir da análise dos materiais selecionados e com um embasamento teórico ,consistente sobre a importância da interação entre alunos, como Libâneo (2003) apontando a necessidade de introduzir espaços para trocas de experiências entre docentes e Valente (2013) que aborda os benefícios e as habilidades desenvolvidas nesse contexto. Em relação aos objetivos, este estudo é caracterizado como descritivo, com o intuito de descrever a percepção que os participantes precedentes e vigentes do PET Engenharias possuem das influências do programa sobre a construção transversal do conhecimento. Para a estruturação, foi utilizada a abordagem qualitativa, através de formulários. As análises envolveram principalmente o compartilhamento de áreas de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades transversais, como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. Observou-se que a integração salientou como tais experiências enriquecem a formação acadêmica-pessoal e permitem que os alunos apliquem conhecimentos teóricos a situações cotidianas e trabalhem em equipes interdisciplinares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19471_TB5027_21092023082522.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO MOURA DOS SANTOS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "Bruno Moura dos" "autor_email" => "brunomiranda20@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98446 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5027 "inscrito_id" => 19471 "titulo" => "PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE CURSOS: OS BENEFÍCIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE E COLABORAÇÃO NO GRUPO PET ENGENHARIAS" "resumo" => "A engenharia é um campo de estudo que demanda constante aprimoramento mediante as necessidades de mercado, especialmente à respeito da busca por soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade atual. Nesse sentido, a interação entre estudantes de Engenharia Elétrica e Ambiental, graduações participantes do Programa de Educação Tutorial - PET Engenharias do IFBA Campus Vitória da Conquista, desempenha um papel crucial na construção de profissionais versáteis.Sob esse viés, este artigo analisa a importância da colaboração entre alunos dos cursos de engenharia elétrica e ambiental no contexto acadêmico e destaca os benefícios do desenvolvimento profissional através do programa. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, considerando, sobretudo, artigos científicos sobre o tema proposto, com foco na interdisciplinaridade nos cursos de engenharia. Além disso, adotou-se um estudo de caso para explorar a dinâmica das áreas entre membros, haja vista a análise focal no Programa e suas versatilidades. A partir da análise dos materiais selecionados e com um embasamento teórico ,consistente sobre a importância da interação entre alunos, como Libâneo (2003) apontando a necessidade de introduzir espaços para trocas de experiências entre docentes e Valente (2013) que aborda os benefícios e as habilidades desenvolvidas nesse contexto. Em relação aos objetivos, este estudo é caracterizado como descritivo, com o intuito de descrever a percepção que os participantes precedentes e vigentes do PET Engenharias possuem das influências do programa sobre a construção transversal do conhecimento. Para a estruturação, foi utilizada a abordagem qualitativa, através de formulários. As análises envolveram principalmente o compartilhamento de áreas de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades transversais, como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. Observou-se que a integração salientou como tais experiências enriquecem a formação acadêmica-pessoal e permitem que os alunos apliquem conhecimentos teóricos a situações cotidianas e trabalhem em equipes interdisciplinares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19471_TB5027_21092023082522.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO MOURA DOS SANTOS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "Bruno Moura dos" "autor_email" => "brunomiranda20@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }