SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO UM JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100896 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8493 "inscrito_id" => 25276 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO UM JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA" "resumo" => "A Matemática Financeira é fundamental para a vida pessoal de qualquer indivíduo, pois, fornece conhecimentos para planejar, analisar e toma decisões em relação á o orçamento, investimento e sua economia. No entanto, muitos estudantes não manifestam interesse e também apresentam dificuldades para compreender esse conteúdo na escola. Uma das razões pode ser metodologias de ensino centradas em decodificação de fórmulas e regras, não estimulando a compreensão dos conceitos e o raciocínio lógico. O trabalho tem por finalidade relatar uma experiência sobre o desenvolvimento de Sequência Didática (SD) realizada na eletiva de Matemática Financeira, que abordou os conceitos de fluxo de caixa e regime de capitalização, utilizando o jogo de tabuleiro "Imobiliário Investindo nas Capitais do Mundo. O referencial teórico foi baseado nas leituras exploradas durante o Módulo II (Gonçalves; Lima, 2020; Zaballa, 2014; Rade, 2010; Lorenzato, 2009; Nacarato, 2004-2005 e Grando, 2004). O estudo foi desenvolvido no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática e discorre sobre o planejamento e o desenvolvimento de uma SD realizada com 32 alunos do Ensino Médio. As aulas aconteceram nas quintas-feiras, em uma escola estadual de tempo integral situada no interior cearense entre 25 de maio e 07 de junho de 2023. A vivência foi escrita em diários de bordo como forma de registrar a experiência ao longo da execução da SD. Os resultados apontam que a utilização de materiais manipuláveis auxiliam na promoção de maior participação e envolvimento dos estudante nas aulas com interação professor-aluno mais próxima e motivadora. O uso de jogos como recursos didáticos proporciona ao aluno descobertas, porém, é necessário a realização de atividades que articulem os objetivos de ensino, as regras do jogo, as atividades de reflexão e a aprendizagem dos conteúdos estudados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25276_TB8493_04102023140033.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVAN MOTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "EDVAN" "autor_email" => "dvanmota@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100896 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8493 "inscrito_id" => 25276 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO UM JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA" "resumo" => "A Matemática Financeira é fundamental para a vida pessoal de qualquer indivíduo, pois, fornece conhecimentos para planejar, analisar e toma decisões em relação á o orçamento, investimento e sua economia. No entanto, muitos estudantes não manifestam interesse e também apresentam dificuldades para compreender esse conteúdo na escola. Uma das razões pode ser metodologias de ensino centradas em decodificação de fórmulas e regras, não estimulando a compreensão dos conceitos e o raciocínio lógico. O trabalho tem por finalidade relatar uma experiência sobre o desenvolvimento de Sequência Didática (SD) realizada na eletiva de Matemática Financeira, que abordou os conceitos de fluxo de caixa e regime de capitalização, utilizando o jogo de tabuleiro "Imobiliário Investindo nas Capitais do Mundo. O referencial teórico foi baseado nas leituras exploradas durante o Módulo II (Gonçalves; Lima, 2020; Zaballa, 2014; Rade, 2010; Lorenzato, 2009; Nacarato, 2004-2005 e Grando, 2004). O estudo foi desenvolvido no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática e discorre sobre o planejamento e o desenvolvimento de uma SD realizada com 32 alunos do Ensino Médio. As aulas aconteceram nas quintas-feiras, em uma escola estadual de tempo integral situada no interior cearense entre 25 de maio e 07 de junho de 2023. A vivência foi escrita em diários de bordo como forma de registrar a experiência ao longo da execução da SD. Os resultados apontam que a utilização de materiais manipuláveis auxiliam na promoção de maior participação e envolvimento dos estudante nas aulas com interação professor-aluno mais próxima e motivadora. O uso de jogos como recursos didáticos proporciona ao aluno descobertas, porém, é necessário a realização de atividades que articulem os objetivos de ensino, as regras do jogo, as atividades de reflexão e a aprendizagem dos conteúdos estudados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25276_TB8493_04102023140033.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVAN MOTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "EDVAN" "autor_email" => "dvanmota@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }