PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM LIBRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100715 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8139 "inscrito_id" => 20497 "titulo" => "PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM LIBRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Ensinar Física para surdos é um desafio para os atuais e futuros docentes da área, visto a necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem articulado, contextualizado e inclusivo a estes alunos. Neste contexto, objetiva-se relatar a experiência de uma graduanda em Física ao ministrar uma aula sobre os conceitos das Leis de Newton, na língua materna dos surdos, a língua de sinais, numa instituição de ensino situada no Sertão do Pajeú. Para tanto, utilizou-se de estratégias didáticas-pedagógicas visuais para o planejamento da aula. Bem como, a seleção e assimilação do vocabulário de sinais referente ao conteúdo de Física a ser ensinado, e posteriormente, a efetivação da aula de Física em Libras. Diante disso, verificou-se que é possível integrar o conhecimento teórico de Física a práticas visuais, atrelados a uma mediação pedagógica bilíngue, ou seja, que se preocupa em ensinar o aluno surdo em sua primeira língua. Além disso, é relevante conhecer as especificidades socioculturais destes discentes. Assim como, necessita-se utilizar de experimentos, vídeos, ilustrações e quando necessário adaptações pedagógicas que tornem o ensino Física atraente, dinâmico e compreensível ao aluno surdo. Espera-se que a educação tenha um caráter inclusivo, isso também perpassa pela necessidade de se repensar as práticas tradicionais de ensino. Pois, o processo da formação docente em meio à educação dos surdos comprometida com a eficiência e qualidade se faz urgente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20497_TB8139_17112023232159.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE SANTANA DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE SANTANA" "autor_email" => "danielesantana@aluno.ifse" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100715 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8139 "inscrito_id" => 20497 "titulo" => "PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM LIBRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Ensinar Física para surdos é um desafio para os atuais e futuros docentes da área, visto a necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem articulado, contextualizado e inclusivo a estes alunos. Neste contexto, objetiva-se relatar a experiência de uma graduanda em Física ao ministrar uma aula sobre os conceitos das Leis de Newton, na língua materna dos surdos, a língua de sinais, numa instituição de ensino situada no Sertão do Pajeú. Para tanto, utilizou-se de estratégias didáticas-pedagógicas visuais para o planejamento da aula. Bem como, a seleção e assimilação do vocabulário de sinais referente ao conteúdo de Física a ser ensinado, e posteriormente, a efetivação da aula de Física em Libras. Diante disso, verificou-se que é possível integrar o conhecimento teórico de Física a práticas visuais, atrelados a uma mediação pedagógica bilíngue, ou seja, que se preocupa em ensinar o aluno surdo em sua primeira língua. Além disso, é relevante conhecer as especificidades socioculturais destes discentes. Assim como, necessita-se utilizar de experimentos, vídeos, ilustrações e quando necessário adaptações pedagógicas que tornem o ensino Física atraente, dinâmico e compreensível ao aluno surdo. Espera-se que a educação tenha um caráter inclusivo, isso também perpassa pela necessidade de se repensar as práticas tradicionais de ensino. Pois, o processo da formação docente em meio à educação dos surdos comprometida com a eficiência e qualidade se faz urgente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20497_TB8139_17112023232159.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE SANTANA DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE SANTANA" "autor_email" => "danielesantana@aluno.ifse" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }