DEZ ANOS DA LEI DE COTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99766 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6745 "inscrito_id" => 3853 "titulo" => "DEZ ANOS DA LEI DE COTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES" "resumo" => "As ações afirmativas são consideradas ações de incentivo e fomento para determinados grupos minoritários que de alguma forma venha a garantir o acesso e a igualdade de oportunidades nas pautas de governo e políticas públicas. Este estudo, de cunho bibliográfico, documental e qualitativo, tem por objetivo geral apresentar e problematizar as lacunas existentes na Lei de Cotas (Lei nº. 12.711/2012) que completam dez anos de vigência nas universidades federais. A análise epistemológica da política pública se deu através do método do Ciclo de Políticas proposto por Ball (2011), na qual se analisou o contexto político de ataque e fragmentação da política pública no atual governo, se utilizando de referencial teórico específico das ações afirmativas e estudos base de Oliven (2009), Sowell (2016), Feres Júnior e Daflon (2014), assim como a pesquisa de Carvalho (2019), que analisou a produção bibliográfica das ações afirmativas no Brasil no período de 2000 a 2015, assim como autores que discutem equidade e ações afirmativas na ótica dos direitos humanos, educação e políticas públicas, a exemplo de Piovesan (2010). Como resultados primários da pesquisa, verificou-se que as lacunas existentes na legislação como a ausência de obrigatoriedade do procedimento de heteroidentificação, a ausência de observatórios de avaliação e acompanhamento da política de cotas nas universidades são vulnerabilidades que minimizam o alcance da política aos seus reais beneficiários. No entanto, a autonomia administrativa das universidades permite que diferentes modos de implantação sejam executados, o que potencializa os resultados das cotas com a realização de procedimentos de heteroidentificação, diferentes ações de assistência estudantil, constantes avaliações em observatórios de pesquisa e em unidades administrativas da própria universidade. Como qualquer política pública, o sistema de cotas necessita de constantes avaliações de modo a identificar suas falhas e estudos técnicos de modo a aperfeiçoá-las, corrigi-las, e, por fim prestar contas à sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3853_TB6745_11122023210720.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ PESTANA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andre.pestana@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99766 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6745 "inscrito_id" => 3853 "titulo" => "DEZ ANOS DA LEI DE COTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES" "resumo" => "As ações afirmativas são consideradas ações de incentivo e fomento para determinados grupos minoritários que de alguma forma venha a garantir o acesso e a igualdade de oportunidades nas pautas de governo e políticas públicas. Este estudo, de cunho bibliográfico, documental e qualitativo, tem por objetivo geral apresentar e problematizar as lacunas existentes na Lei de Cotas (Lei nº. 12.711/2012) que completam dez anos de vigência nas universidades federais. A análise epistemológica da política pública se deu através do método do Ciclo de Políticas proposto por Ball (2011), na qual se analisou o contexto político de ataque e fragmentação da política pública no atual governo, se utilizando de referencial teórico específico das ações afirmativas e estudos base de Oliven (2009), Sowell (2016), Feres Júnior e Daflon (2014), assim como a pesquisa de Carvalho (2019), que analisou a produção bibliográfica das ações afirmativas no Brasil no período de 2000 a 2015, assim como autores que discutem equidade e ações afirmativas na ótica dos direitos humanos, educação e políticas públicas, a exemplo de Piovesan (2010). Como resultados primários da pesquisa, verificou-se que as lacunas existentes na legislação como a ausência de obrigatoriedade do procedimento de heteroidentificação, a ausência de observatórios de avaliação e acompanhamento da política de cotas nas universidades são vulnerabilidades que minimizam o alcance da política aos seus reais beneficiários. No entanto, a autonomia administrativa das universidades permite que diferentes modos de implantação sejam executados, o que potencializa os resultados das cotas com a realização de procedimentos de heteroidentificação, diferentes ações de assistência estudantil, constantes avaliações em observatórios de pesquisa e em unidades administrativas da própria universidade. Como qualquer política pública, o sistema de cotas necessita de constantes avaliações de modo a identificar suas falhas e estudos técnicos de modo a aperfeiçoá-las, corrigi-las, e, por fim prestar contas à sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3853_TB6745_11122023210720.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ PESTANA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andre.pestana@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }