DO HISTÓRICO DE EXCLUSÃO À LUTA PELA COEXISTÊNCIA: A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES NEGROS NO ENSINO SUPERIOR
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O objetivo deste estudo é compreender como a população negra ingressa no ensino superior e os desafios e oportunidades que ela enfrenta. Para a realização deste trabalho, utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica, no qual foram selecionados artigos publicados nos últimos 5 anos, a partir dos seguintes descritores: “universidade”, “desigualdade racial”, “estudantes negros”, “ações afirmativas” e “trajetória acadêmica". Além disso, para coletar informações referentes ao racismo, utilizou-se o livro “Racismo Estrutural” de Silvio Almeida, publicado em 2019. A partir das pesquisas realizadas, constatou-se que as instituições de ensino superior enfrentam dificuldades para acolher estudantes negros, devido à presença de discriminação racial, à falta de diversidade no corpo docente e às dificuldades enfrentadas por aqueles provenientes de escolas públicas e classes socioeconômicas menos favorecidas. 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