PASSEANDO EM CONJUNTOS NUMÉRICOS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96930 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3026 "inscrito_id" => 13266 "titulo" => "PASSEANDO EM CONJUNTOS NUMÉRICOS." "resumo" => "O presente artigo abrange uma pesquisa situada no GT 13 – Educação Matemática e objetiva dissertar sobre uma oficina pedagógica realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV, desenvolvida numa Escola Cidadã Integral da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, localizada na região do Vale do Mamanguape. Dialogamos em torno do seguinte problema de pesquisa: Como uma oficina pedagógica sobre conjuntos numéricos contribui para a aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio? Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática, a Base Nacional Comum Curricular e à pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A oficina foi desenvolvida em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio em horários diferentes, versou sobre noções elementares de conjuntos numéricos e foi organizada em dois momentos principais a partir de um levantamento inicial dos conhecimentos prévios dos alunos em diálogo com o professor regente. No primeiro momento, exploramos a conceitualização de conjuntos e subconjuntos numéricos numa abordagem dialógica e explicativa. No segundo, organizando a turma em dois grupos de trabalho, realizamos uma gincana envolvendo a identificação dos elementos pertencentes aos respectivos conjuntos numéricos usando post-its contendo números diversos. Os principais resultados revelaram que estudantes desenvolveram uma noção significativa de conjunto numérico e das relações de pertinência. A oficina também evidenciou um trabalho colaborativo entre os pibidianos e o professor das turmas nos processos de ensino e aprendizagem" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13266_TB3026_13102023161607.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE JUNIOR RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE JUNIOR" "autor_email" => "henriquejunior462@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96930 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3026 "inscrito_id" => 13266 "titulo" => "PASSEANDO EM CONJUNTOS NUMÉRICOS." "resumo" => "O presente artigo abrange uma pesquisa situada no GT 13 – Educação Matemática e objetiva dissertar sobre uma oficina pedagógica realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV, desenvolvida numa Escola Cidadã Integral da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, localizada na região do Vale do Mamanguape. Dialogamos em torno do seguinte problema de pesquisa: Como uma oficina pedagógica sobre conjuntos numéricos contribui para a aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio? Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática, a Base Nacional Comum Curricular e à pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A oficina foi desenvolvida em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio em horários diferentes, versou sobre noções elementares de conjuntos numéricos e foi organizada em dois momentos principais a partir de um levantamento inicial dos conhecimentos prévios dos alunos em diálogo com o professor regente. No primeiro momento, exploramos a conceitualização de conjuntos e subconjuntos numéricos numa abordagem dialógica e explicativa. No segundo, organizando a turma em dois grupos de trabalho, realizamos uma gincana envolvendo a identificação dos elementos pertencentes aos respectivos conjuntos numéricos usando post-its contendo números diversos. Os principais resultados revelaram que estudantes desenvolveram uma noção significativa de conjunto numérico e das relações de pertinência. A oficina também evidenciou um trabalho colaborativo entre os pibidianos e o professor das turmas nos processos de ensino e aprendizagem" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13266_TB3026_13102023161607.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE JUNIOR RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE JUNIOR" "autor_email" => "henriquejunior462@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }