MATRIZ CURRICULAR E MUNDO DO TRABALHO - MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES NO MUNICÍPIO DE PARELHAS-RN E ADJACÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99018 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5764 "inscrito_id" => 9544 "titulo" => "MATRIZ CURRICULAR E MUNDO DO TRABALHO - MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES NO MUNICÍPIO DE PARELHAS-RN E ADJACÊNCIAS" "resumo" => "Os Institutos Federais nascem em meio a concepções e diretrizes que os projetam para agregar à formação acadêmica e preparação para o mundo do trabalho. Desta forma, o processo educativo, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a comunidade externa é o que torna este trabalho de extrema relevância. De modo a contribuir com a inserção socioprofissional dos discentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN no mundo do trabalho, esse estudo se baseia em mapear as oportunidades, obedecendo as particularidades e necessidades da grade curricular de cada curso ofertado no IFRN Campus Avançado Parelhas. A metodologia utilizada é contatar e visitar empresas, instituições públicas e privadas que necessitem de jovens aprendizes e estagiários de modo a firmar convênios, beneficiando todos os membros envolvidos. O Campus Avançado Parelhas, foi inaugurado no ano de 2015 e até o ano de 2022 possuía apenas sete convênios de estágio/ aprendizagem firmados com algumas empresas da comunidade local. Com este trabalho, estima-se triplicar este número, visto que somente no ano de 2023 cerca de oito empresas já foram conveniadas no município de Parelhas e adjacências, garantindo assim um maior número de oportunidades. Além disso, estão sendo analisadas as dificuldades e desafios encontrados no processo de recrutamento, sendo fatores determinantes: a matriz curricular, a carga-horária no estágio/ aprendizagem, compatibilidade do curso e a função que o aluno irá desempenhar em cada ambiente, a exposição a riscos laborais e outros fatores que venham a comprometer o processo de aprendizagem, gerando uma discussão sobre as necessidades do mercado de trabalho e a forma de ensino adotada pela instituição. Com isso, espera-se ampliar a rede de oportunidades e ao mesmo tempo compreender como a matriz curricular pode influenciar na inserção dos discente do IFRN no mundo do trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9544_TB5764_19112023221212.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE EDNA SOARES DE MEDEIROS LUCENA" "autor_nome_curto" => "Joseane Edna" "autor_email" => "joseaneedna1234@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99018 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5764 "inscrito_id" => 9544 "titulo" => "MATRIZ CURRICULAR E MUNDO DO TRABALHO - MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES NO MUNICÍPIO DE PARELHAS-RN E ADJACÊNCIAS" "resumo" => "Os Institutos Federais nascem em meio a concepções e diretrizes que os projetam para agregar à formação acadêmica e preparação para o mundo do trabalho. Desta forma, o processo educativo, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a comunidade externa é o que torna este trabalho de extrema relevância. De modo a contribuir com a inserção socioprofissional dos discentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN no mundo do trabalho, esse estudo se baseia em mapear as oportunidades, obedecendo as particularidades e necessidades da grade curricular de cada curso ofertado no IFRN Campus Avançado Parelhas. A metodologia utilizada é contatar e visitar empresas, instituições públicas e privadas que necessitem de jovens aprendizes e estagiários de modo a firmar convênios, beneficiando todos os membros envolvidos. O Campus Avançado Parelhas, foi inaugurado no ano de 2015 e até o ano de 2022 possuía apenas sete convênios de estágio/ aprendizagem firmados com algumas empresas da comunidade local. Com este trabalho, estima-se triplicar este número, visto que somente no ano de 2023 cerca de oito empresas já foram conveniadas no município de Parelhas e adjacências, garantindo assim um maior número de oportunidades. Além disso, estão sendo analisadas as dificuldades e desafios encontrados no processo de recrutamento, sendo fatores determinantes: a matriz curricular, a carga-horária no estágio/ aprendizagem, compatibilidade do curso e a função que o aluno irá desempenhar em cada ambiente, a exposição a riscos laborais e outros fatores que venham a comprometer o processo de aprendizagem, gerando uma discussão sobre as necessidades do mercado de trabalho e a forma de ensino adotada pela instituição. Com isso, espera-se ampliar a rede de oportunidades e ao mesmo tempo compreender como a matriz curricular pode influenciar na inserção dos discente do IFRN no mundo do trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9544_TB5764_19112023221212.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE EDNA SOARES DE MEDEIROS LUCENA" "autor_nome_curto" => "Joseane Edna" "autor_email" => "joseaneedna1234@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }