VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NAS ESCOLAS: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
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A pesquisa originou-se no Laboratório Educação e Sexualidade - LabEduSex CEAD/UDESC, assumindo caráter interinstitucional, fruto da parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero (NUSSERGE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e objetivou identificar a partir de narrativas de professoras da Educação Básica, as percepções desde as suas práticas pedagógicas, de indícios do fenômeno da violência de gênero, que porventura alunas e alunos, colegas e mesmo elas, fossem vítimas. A temática, assim como a problemática que deram origem a pesquisa, justificam-se no entendimento de gênero como uma construção cultural, o que implica na superação dos binarismos baseados no sexo, que opõem o feminino ao masculino, geralmente não em um plano de igualdade, mas em uma ordem de hierarquia marcada pela sujeição de quem é mais vulnerável socialmente, ou seja, a mulher que se torna potencialmente vítima nestas relações violentas. 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